Cegueira Noturna: o que é e como tratar?

Você conhece alguém que sente dificuldade para enxergar em ambientes escuros? Provavelmente, sim. A cegueira noturna, conhecida cientificamente como nictalopia, é a incapacidade ou dificuldade de visão à noite, uma condição que pode ser consequência de algumas doenças oculares. Geralmente, as pessoas que têm esse transtorno relatam que, admirar o céu estrelado, por exemplo, é um grande desafio!

Se você nutre uma preocupação com a saúde dos seus olhos e leva isso como prioridade na sua vida, acompanhe a leitura e fique por dentro das causas, sintomas e tratamento correto da nictalopia. Mas lembre-se, é preciso que o diagnóstico seja feito por um médico oftalmologista de sua confiança, certo? Confira!

Qual é a causa da cegueira noturna?

A nictalopia possui diversas causas, mas a mais comum é a retinose pigmentar, ou seja, uma alteração de origem genética que afeta as células da retina responsáveis pelos receptores de preto e branco.

O aumento do pigmento escurecido em várias regiões da retina, principalmente na periferia, causa a cegueira noturna de forma bastante marcante, na qual os pacientes com essa doença relatam bastante dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz.

computador branco antigo mostrando imagens da retina em diversos ângulos com pigmento escurecido em algumas partes

O que muitas pessoas não sabem é que a cegueira noturna não é uma doença em si, mas um sintoma de vários distúrbios oculares. Além da retinose pigmentar, confira as outras causas que podem levar ao desenvolvimento do problema:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Miopia;
  • Síndrome de USHER;
  • Distrofia de Fux – alterações na córnea.

A cegueira noturna é causada por falta de vitaminas?

Normalmente, a pessoa com cegueira noturna possui carência de vitamina A¹, afinal, ela tem uma função muito especial com relação aos impulsos nervosos da retina que transformam as imagens. Então, se você está com falta de vitamina A provavelmente você tem chances de desenvolver essa dificuldade de visão noturna.

Normalmente, esse distúrbio ocular pela falta de vitamina A é mais comum em países subdesenvolvidos. Nessas regiões, as crianças também não conseguem se adaptar em ambientes com pouca luminosidade devido à desnutrição, infecções e doenças como diarreia e sarampo, ou seja, causas que levam a insuficiência dessa vitamina tão importante².

Qual os sintomas da cegueira noturna?

O principal sintoma da cegueira noturna é a dificuldade ou impossibilidade de enxergar à noite. No entanto, a representação da vista embaçada pode ficar muito maior em ambientes de luz baixa a depender da causa.

No caso da miopia, a nictalopia acaba forçando os pacientes a usarem óculos para correção. Outra doença que causa a dificuldade de enxergar à noite de forma mais relevante é o glaucoma em estágios avançados.

foto de comparação da visão normal e da visão com nictalopia (cegueira noturna), essa segunda sendo bem mais escura

Como tratar a cegueira noturna?

O tratamento da cegueira noturna vai depender da causa. Se o problema está associado a alguma doença ocular como miopia ou glaucoma, o indicado é o uso de óculos ou lentes de contato para correção de problemas.

Além disso, a cirurgia refrativa pode ser uma solução para esse tipo de problema. No entanto, somente um médico oftalmologista pode indicar esse tipo de intervenção.

No caso da retinose pigmentar, que é causada pela degeneração da retina e leva a perda gradual da visão e da síndrome de Usher, ambas hereditárias, ao contrário da miopia e glaucoma, não é indicado o uso de óculos de grau, lentes ou cirurgia. Neste caso, as pessoas devem evitar atividades noturnas, inclusive em situações diárias, como dirigir.

No caso da falta de vitamina A, o primeiro passo é ter um diagnóstico para que o médico possa prescrever a suplementação. Além disso, o ideal é manter uma alimentação saudável e incluir no cardápio alimentos que são fontes de vitamina A como, frutas e legumes amarelos e alaranjados, vegetais verde-escuros e de origem animal.

Mas lembre-se, o acompanhamento médico é fundamental. A ingestão de vitamina A em excesso pode trazer uma série de malefícios para a saúde.

zoom em um olho de coloração marrom puxado ao verde, tendo uma luz refletindo em sua retina

E então, gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre as causas da dificuldade de enxergar à noite! Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário no campo abaixo, será um prazer interagir com você.

Além disso, aproveite para compartilhar o nosso conteúdo e garanta que mais pessoas fiquem por dentro desse tema tão importante. E é claro, procure o seu médico oftalmologista de sua confiança para receber o diagnóstico, certo?

Por hoje ficamos por aqui, mas não deixe de acompanhar mais informações sobre saúde dos olhos aqui no blog. Estamos sempre trazendo informações relevantes sobre a área da oftalmologia. Aproveite e confira nosso post sobre não enxergar de perto depois dos 40 anos e entenda porque alguns problemas visuais são normais depois dessa idade.

1. DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A. Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/deficiencia-de-vitamina-a-2/#:~:text=A%20defici%C3%AAncia%20de%20Vitamina%20A,e%20desenvolvimento%20do%20ser%20humano.

2. Ferreira, Vanessa e outros. Associação entre deficiência de vitamina A e variáveis socioeconômicas, nutricionais e obstétricas de gestantes. Ciência e Saúde Pública Coletiva, 2007. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2010.v15suppl1/1021-1030/pt/

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário