Dia do oftalmologista: saiba tudo sobre a história da profissão!

O dia do oftalmologista é celebrado em 7 de maio, uma data que remete à origem da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo em 1930.

Esses profissionais tão importantes são os responsáveis por cuidar da nossa visão e proporcionar a oportunidade de diversas pessoas poderem enxergar melhor.

Os serviços oftalmológicos são um dos mais requisitados no sistema de saúde público, além de contarem com uma grande demanda também no sistema particular.

Para homenagear os oftalmologistas, preparei um conteúdo contando tudo sobre a profissão e a sua história.

Continue a leitura e confira!

Qual a origem do dia do oftalmologista?

Como disse no início, a escolha pelo dia 7 de maio não foi por acaso. Nesse dia, no ano de 1930, era fundada a Sociedade de Oftalmologia de São Paulo e, assim, os primeiros passos para a organização dessa profissão em nosso país eram dados.

Antes dela se tornar uma data nacional, ela foi instituída no estado de São Paulo por Antônio Salim Curiati, médico e deputado que decretou a homenagem em 1968.

Assim, ele foi o idealizador da homenagem, sendo um político muito ativo na área da saúde e dos assuntos relacionados à Oftalmologia.

Com os esforços de Antônio Curiati e a ajuda do ministro da Saúde Dr. Seiji Suzuki, em 1986 foi instituído o Dia Nacional do Oftalmologista.

A data é uma homenagem aos esforços desses profissionais tão fundamentais em proporcionar uma visão de qualidade para todos.

O que é a oftalmologia?

O termo tem origem no grego, sendo a junção de ophthalmos (olho) + logos (estudo), por conta dos inúmeros estudos que os gregos, como Hipócrates, realizam sobre as doenças oculares e a visão.

Essa especialidade médica é muito importante, pois é a responsável por investigar, estudar e cuidar das doenças oculares, como a miopia, catarata, astigmatismo, glaucoma, conjuntivite, entre outras.

Os profissionais da área são conhecidos como oftalmologistas e precisam do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) para poderem atuar.

Qual é a origem da oftalmologia?

Os nossos olhos já eram estudados desde a época dos egípcios, mas foi com os gregos que os estudos realmente alcançaram um nível relevante, tendo como principal objeto de observação as doenças oculares.

Eles começaram com Hipócrates, considerado o “pai da Medicina”, e seus alunos com diversas investigações e estudos relacionados aos olhos. É justamente desse período as primeiras descrições oculares de que se tem registro.

Esse trabalho continuou com o passar do tempo, chegando até a descoberta da refração ocular por Kepler, Descartes e Christoph Scheiner no século XVII. Em 1803, foi aberto o primeiro curso formal de oftalmologia da história, realizado na Universidade de Göttingen.

Já no século XX, após a 2ª Guerra Mundial, houve diversos avanços nos procedimentos cirúrgicos oculares que permitiram uma maior qualidade de vida para as pessoas com deficiências visuais.

Ainda hoje, o campo da Oftalmologia continua se desenvolvendo e aperfeiçoando suas técnicas.

Como é o cenário oftalmológico no Brasil?

Os serviços oftalmológicos possuem uma grande demanda no Sistema Único de Saúde (SUS), com diversas consultas e procedimentos sendo realizados diariamente em todo o país.

Mesmo com esses números, ainda há muitos brasileiros que nunca fizeram uma visita ao oftalmologista, como mostra a pesquisa do Ibope.

Segundo o estudo, cerca de 34% da população brasileira nunca se consultou com um médico especializado na área, algo perigoso e que pode levar a diversos problemas de saúde ocular. [1]

As consultas preventivas são muito importantes para prevenir doenças e outras lesões nos olhos, garantindo uma visão melhor para todas as pessoas.

Por isso, é fundamental mudar essa cultura e conscientizar a população de que as visitas regulares ao médico são a melhor forma de garantir a saúde dos olhos!

Afinal, com a prevenção é possível evitar várias doenças e deficiências visuais, inclusive a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 75% das deficiências relacionadas à visão possam ser curadas ou prevenidas. [1]

Qual a importância de ir ao oftalmologista?

Apesar de muitas pessoas pensarem que esse tipo de médico faz somente uma simples receita de óculos ou exame de vista, isso não está certo. Os oftalmologistas podem nos ajudar a se prevenir de diversas doenças que levam a perda da visão, como catarata e glaucoma.

Pessoas com dificuldades para enxergar, diabéticos, hipertensos e quem tem mais de 40 anos precisa visitar regularmente o médico.

Quem faz parte desse grupo, deve ir ao especialista a cada 6 meses, para as demais pessoas na fase adulta é indicado no mínimo uma consulta por ano.

Viu como esse profissional é extremamente importante para a nossa saúde?

Com mais de 20 anos de experiência no ramo oftalmológico, posso afirmar que se consultar regularmente com eles é fundamental para proteger os seus olhos e garantir uma ótima visão.

Para tratar os principais problemas de vista, não hesite em consultar o seu oftalmologista, afinal, é ele quem pode te ajudar nesses momentos.

E se quiser conferir outros conteúdos interessantes como esse, continue navegando aqui em nosso blog e descubra mais posts sobre a saúde ocular!

 

Referências:

IBAP. Quase 35% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista. Disponível em: https://ibap.org.br/noticias/quase-35-dos-brasileiros-nunca-foram-ao-oftalmologista/. Acesso em: 5 jun. 2023.,

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário