Dor atrás dos olhos: quando ela se torna preocupante?

A dor atrás dos olhos é um sinal que muitas vezes está ligado a outros transtornos, podendo estar relacionado até a algumas doenças sérias como glaucoma, úlcera de córnea, blefarite, entre outras.

Por conta disso, é muito importante que, quando essa dor surgir, seja investigada a sua causa para evitar maiores transtornos à saúde, realizando um exame de vista e consultando um médico.

Pensando nisso, preparei um conteúdo com todas as informações que você precisa sobre a dor atrás dos olhos, quais são as suas causas e principais tratamentos. Continue a leitura e confira aqui!

Quais são as causas mais comuns de dor atrás dos olhos?

Como falei no início, existem várias causas para esse tipo de dor, desde as mais simples até problemas complexos de saúde. Para entender melhor a origem desse tipo de transtorno, vamos conferir algumas das principais causas dessa dor, facilitando na hora de encontrar o tratamento ideal para esse problema.

Confira!

1. Problemas de visão

Começando essa lista, temos os problemas de visão como: astigmatismo, presbiopia, hipermetropia e miopia. Normalmente, são transtornos que exigem que as pessoas realizem um esforço excessivo para conseguir focar os objetos, forçando demais a visão e trazendo esse tipo de dor.

Eles podem aparecer em qualquer pessoa e muitas vezes em todas as idades, por conta de lesões, doenças crônicas, traumas ou até mesmo o envelhecimento natural.

O melhor a se fazer é ir a um oftalmologista para realizar uma avaliação e receber a indicação correta do tratamento, que pode ser cirurgia, uso de óculos de grau ou lentes de contato.

2. Sinusite

Isso mesmo, a sinusite pode estar associada a essa dor nos olhos. O fato se deve a proximidade da área afetada com as cavidades nasais e os olhos.

Dessa forma, ela acaba criando uma pressão, por conta do excesso de secreção que fica nos seios nasais inflamados. Essa dor vem acompanhada de sintomas como:

  • Sensação de peso no rosto;
  • Dor de cabeça;
  • Dor ao redor da órbita ocular.

O tratamento desse problema pode ser realizado por meio de uma lavagem no nariz com soro fisiológico, removendo o excesso de secreção.

Porém, caso o problema continue e os sintomas passarem de 5 dias de duração, o recomendado é ir até um médico para que ele possa receitar o tratamento adequado.

3. Glaucoma

O glaucoma é um transtorno que pode causar graves danos à visão, inclusive levando a perda dela em alguns casos. Com a tecnologia atual é possível evitar isso, desde que a doença seja diagnosticada precocemente. Ela causa dor por afetar o nervo óptico e provocar alterações na pressão interna da órbita ocular.

Existem três tipos de glaucoma: o agudo, o congênito e o crônico. No caso do agudo, ele pode causar outros sintomas como inchaço dos olhos, lacrimejamento e vermelhidão. Porém, na sua versão crônica, é preciso mais cuidado, pois ela é assintomática e seu diagnóstico pode ser mais difícil.

4. Úlcera de córnea

A úlcera de córnea é uma doença que destrói o tecido corneano e provoca também dor atrás dos olhos. Ela pode ter diferentes tamanhos, afetando mais ou menos tecidos, sendo causada por infecções de vírus, fungos e bactérias. Mas sua origem também pode estar relacionada a outros problemas de visão como lesões oculares e a síndrome do olho seco.

5. Blefarite

Já a blefarite é um transtorno causado por bactérias presentes nas pálpebras, com sintomas comuns a um quadro de infecção, como dor constante e inchaço. Geralmente, seu tratamento é feito com antibióticos e colírios indicados por um profissional de saúde, além disso, o médico pode recomendar uma limpeza na região para melhorar o quadro.

6. Enxaqueca

A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa, que pode ser uma das causas de dor nos olhos, além de provocar outros sintomas incômodos como o lacrimejamento, presença de manchas na visão, tontura, náusea, etc.

Esse tipo de problema pode ser uma consequência de diferentes fatores como: estresse, luzes piscando, alterações hormonais e até mesmo cheiros fortes.

7. Dengue

Um dos sintomas mais comuns da dengue é a dor atrás dos olhos, um problema que piora com o esforço da vista e movimentações. A doença também traz outros sintomas como: dores no corpo e cabeça, manchas vermelhas na pele, cansaço, febre alta e mal estar.

Como tratar a dor atrás dos olhos?

Para curar a dor atrás dos olhos a primeira coisa é ter um diagnóstico preciso da causa dela, assim, será possível realizar o tratamento correto. Nesse caso, procure um médico para que ele realize uma avaliação completa e, dessa forma, possa indicar o uso de medicamentos para curar esse problema.

Existem também outras formas de tratar esse transtorno como antigripais, analgésicos e outros remédios que tratam problemas de saúde ocular. A lavagem com soro fisiológico na região é outra opção para ajudar a curar esse sintoma, principalmente quando se trata de casos de conjuntivite.

Mas lembre-se de que se automedicar é perigoso, então sempre procure a ajuda de um médico para descobrir qual é o melhor tipo de tratamento para o seu caso.

Agora que você conhece as principais causas de dor atrás dos olhos e como curar esse sintoma, fica muito mais fácil cuidar bem da sua saúde ocular.

Aproveite e continue navegando em nosso blog para conferir outros diversos conteúdos sobre a saúde dos olhos! Confira o nosso post sobre como saber se você precisa usar óculos de grau!

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário