As famosas lentes multifocais, também conhecidas como progressivas, são uma escolha recorrente para pessoas que necessitam de ajuda na hora de enxergar de perto, de distâncias intermediárias e de longe. Isso porque elas dispõem de vários focos em uma mesma lente, o que oferece visão nítida de inúmeros pontos dos ambientes a partir do uso de um só óculos ou uma só lente de contato.
Se você deseja entender quais são as funcionalidades deste item, quais indivíduos podem utilizá-lo e como escolhê-lo, continue acompanhando a leitura. Trouxemos para o blog um conteúdo super completo sobre as lentes multifocais. Confira!
O que é lente multifocal e para que serve?
Voltadas especialmente para quem apresenta presbiopia, a tão falada “vista cansada”, as lentes multifocais possuem três focos principais a serem utilizados em distâncias distintas, sendo elas: longe, média e perto. O fato é que essa dificuldade ocular citada pode ser desenvolvida de forma natural ao longo da vida, então é comum encontrar pessoas com mais idade que precisam fazer uso das lentes progressivas.
Normalmente o problema é diagnosticado quando nos deparamos com problemas em achar uma posição ideal para enxergar um objeto ou realizar a leitura de algo, como um livro.
Tentamos nos aproximar, nos afastar, mas nada acontece! A visão continua embaçada. É nesse momento que resolvemos ir até uma clínica especializada e a solução receitada é a utilização de lentes multifocais, cujo objetivo é corrigir esse transtorno que acompanha o processo de envelhecimento.
É válido lembrar que esse tipo de produto é disponibilizado em duas versões, a lente de contato e a lente para óculos de grau. A escolha é totalmente sua, porque ambas são projetadas para o mesmo fim, o que muda é somente a forma como ela vai ser usada e por isso você deve levar em consideração o conforto e a praticidade das opções.
Quem precisa de lentes multifocais?
Como dito antes, a maioria dos casos de presbiopia acontece naturalmente devido ao envelhecimento que acaba por acometer o funcionamento dos nossos órgãos, como é o caso dos olhos. Portanto, é comum nos depararmos com pessoas acima de 40 anos procurando pelas progressivas.
Por se tratar de uma lente com diferentes focos, é preciso de toda uma adaptação por parte do seu usuário. É normal sentir um leve desconforto no início, que deve ser cessado após algumas tentativas de uso. Caso o incômodo permaneça por um longo tempo, é indicado buscar auxílio médico.
Como saber se eu preciso de lentes multifocais?
Nesse momento o oftalmologista é indispensável, pois ele é o especialista que irá determinar qual tipo de lente mais se adequa ao seu caso. A dica da Ótica Diveneza nesta circunstância é se manter atento quanto à saúde dos seus olhos e analisar se existe alguma dificuldade perante a nitidez dos objetos.
Além disso, se você possui entre 40 a 55 anos e tem notado alguns percalços no momento de visualizar os artefatos, as chances de ter que fazer uso das multifocais são altas. Entretanto, caso já tenha ultrapassado a faixa etária dos 65 anos, a adaptação com esse tipo de lente não é viável, é recomendado o uso das bifocais.
Veja agora algumas informações sobre como escolher e adaptar-se às lentes progressivas:
- Opte por lentes de qualidade;
- Escolha uma armação do tamanho correto (com altura maiores de 3mm);
- É possível escolher entre armações de aro aberto e aro fechado;
- Compare as marcas disponíveis na hora da compra;
- Acostumar o cérebro;
- Tenha atenção ao campo de visão.
Como qualquer outra lente, é necessário escolher uma armação adequada ao seu tipo de rosto e, acima de tudo, ao seu problema de vista. Caso você deseje saber 5 dicas de como ajustar os óculos para garantir mais conforto, é só clicar no link e conferir o conteúdo completo que a Ótica Diveneza preparou para você!
Como funcionam as lentes multifocais?
As lentes multifocais, como qualquer outra novidade aos nossos olhos – literalmente –, pode parecer estranha. Mas calma, elas não são um bicho de sete cabeças!
Muito pelo contrário!
Conforme o tempo passa, a diferença que essas belezinhas fazem na vida daqueles que necessitam de algum tipo de grau para perto e para longe, é nítida. Isso porque elas funcionam como se fossem 2 em 1 – ou, no caso, 3 em 1 –, isto é, existem três pontos focais em um mesmo objeto.
E é por conta desse fator que você pode abandonar o uso de dois óculos para distâncias distintas. No começo, como citado anteriormente, é necessário um pouco de persistência para se acostumar. Contudo, a mudança vai se tornando perceptível aos poucos.
O mais interessante das lentes progressivas é que, diferente das bifocais, a graduação entre os ângulos é feita de maneira delicada e sutil. Portanto, a visão do ambiente fica menos turva se comparado a outras alternativas disponíveis no mercado oftalmológico.
E sabe do melhor? Devido ao avanço tecnológico, a transição entre os três pontos focais não é esteticamente visível. Isso torna o objeto ainda mais atraente na hora da compra mesmo com um preço um pouco mais salgado.
Qual a diferença entre lentes bifocais e multifocais?
O nome “bifocal” já sugere algo, concorda? É isso mesmo que você está pensando, ela possui apenas 2 focos distintos – perto e longe. Além disso, temos que entender que a técnica utilizada no momento de fazer esse tipo de lente é um pouco mais antiga que as multifocais.
Outra diferença bastante marcante diz respeito a aparência, já que a passagem de um ponto para o outro é esteticamente visível nas lentes bifocais. São aspectos pequenos que se tornam grandes quando observados atentamente.
E aí, conseguiu entender quais são os pontos principais a serem considerados na hora de escolher uma lente multifocal? Esperamos que as suas dúvidas tenham sido tiradas a partir da leitura do blogpost!
Aproveite e compartilhe o conteúdo com os seus amigos pelas redes sociais. Na maioria das vezes, as mesmas questões que rondam o seu pensamento também incomodam outros por aí.
Por hoje é só, nos vemos no próximo post!

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!
Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.
Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável
Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!