Mancha no olho: confira as causas e cuidados!

As manchas nos olhos podem ser motivo de muita preocupação para as pessoas. Esse aparecimento é causado por diversos fatores e os sintomas manifestados acabam gerando um grande incômodo.

Além disso, o tratamento precisa ser feito com cuidado e atenção para não gerar mais problemas. Preparamos esse conteúdo pensando em te ajudar a entender melhor como essas manchas funcionam, suas causas, sintomas e também alguns tratamentos comuns que os oftalmologistas costumam recomendar.

Continue a leitura por aqui e confira mais detalhes sobre o assunto com a Ótica Diveneza!

Estou vendo uma mancha no meu olho: o que pode ser?

Existem vários tipos de manchas nos olhos e cada uma delas vai apresentar diversos formatos, cores e tamanhos. Algumas delas são as manchas vermelhas, amarelas, pretas, brancas e também marrons.

Por mais que alguns tipos sejam inofensivos e resultados da degeneração natural do nosso corpo, existem as que significam graves problemas na saúde dos olhos. Dessa forma, é necessário ficar sempre atento com qualquer uma dessas pigmentações.

Para tornar essa identificação mais fácil, veremos a seguir algumas das principais causas de manchas nos globos oculares e, ainda nesse conteúdo, mostraremos com quais você deve se preocupar mais.

Confira a seguir os principais motivos para o aparecimento dessas pintas e pontos nos olhos:

Lesões ou inflamações

Essas lesões oculares ocorrem de muitas formas, desde um contato com um objeto até um espirro forte que pode romper alguns vasos sanguíneos da região, criando manchas vermelhas [1]. Esse rompimento é chamado de hemorragia subconjuntival e no geral não precisa de uma ida ao médico.

Porém, caso esse quadro não melhore, você deve procurar um médico oftalmologista para realizar um diagnóstico mais preciso e determinar a causa real do problema.

Catarata

A doença afeta o nosso cristalino e, assim, acaba criando problemas de vista. Conforme ela vai se desenvolvendo e evoluindo, o cristalino do olho fica mais branco, gerando manchas dessa cor na região ocular.

Exposição excessiva à luz solar

Já não é segredo para ninguém que doses exageradas de luz solar podem ser prejudiciais ao nosso corpo, afetando a pele e também os olhos. Do mesmo jeito que os raios solares causam queimaduras na pele, eles afetam a estrutura dos olhos e causam manchas aparentemente inofensivas, mas que podem evoluir para uma pinguécula ou até mesmo uma catarata.

Olhos secos

Os olhos secos também são uma causa de manchas oculares, podendo gerar muito desconforto nas pessoas. Eles contribuem para a formação da pinguécula e outros grandes problemas da saúde ocular.

Genética

O fator genético é outra coisa importante para o surgimento de manchas nos olhos, quando ocorre por conta de uma mutação ou herança de genes defeituosos dos pais. Nesse caso, ele pode ser a causa de um câncer na retina que, apesar de ser raro, é perigoso e merece atenção.

A genética também pode gerar outras consequências como a cegueira noturna, quando há uma alteração nas células da retina que são as responsáveis pela recepção de preto e branco na visão.

Distrofia corneana

Esse problema acontece devido ao acúmulo de material na córnea dos olhos e, com o tempo, pode provocar pontos brancos. A distrofia corneana deixa a região com aspecto gelatinoso e opaco, podendo afetar apenas um dos globos oculares ou os dois.

Existem muitas outras causas que podem levar ao surgimento de manchas na região ocular, sendo necessário ter muita atenção e sempre observar qualquer alteração que aparecer.

Pterígio e pinguécula

Eles crescem na área conjuntiva dos globos oculares, sendo o pterígio um ponto com cores parecidas com a da carne que se desenvolve sobre a córnea e acaba afetando a visão quando não é tratado.

A pinguécula é uma mancha branca-amarelada formada de cálcio e gordura que se aloca na conjuntiva. Esses pontos são normalmente provocados por conta da exposição exagerada ao vento, luz solar e também olhos secos, gerando manchas brancas nos olhos.

Quando se preocupar com mancha no olho?

Dissemos aqui que algumas manchas podem ser inofensivas e não criar nenhum grande transtorno para a sua saúde. Porém, é claro que existem alguns pontos que podem ser o indício de um problema mais grave e profundo, como um glaucoma.

No geral, essa gravidade é verificada principalmente quando ocorrem alguns sintomas mais graves como:

  • Perda repentina de visão;
  • Ferimentos ou arranhões nos olhos;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Olho dolorido e inchado;
  • Dor de cabeça forte e incomum;
  • Secreção ocular;
  • No caso das manchas vermelhas, quando duram mais de 2 semanas [2];
  • Sentimento de um corpo estranho no globo ocular;
  • Mudanças na visão;
  • Frequência alta de surgimento de manchas vermelhas;
  • Moscas volantes (elas geralmente são inofensivas, mas podem indicar distúrbios mais graves).

O ideal é que o médico seja procurado sempre quando aparecerem quaisquer alterações na visão e na região ocular, pois é o profissional que pode determinar com mais precisão se o problema é grave ou não.

Então, se você identificar algo estranho nos olhos, procure seu oftalmologista de confiança e realize os exames para verificar como está sua saúde ocular.

O que fazer quando aparece uma mancha no olho?

Como dissemos, o principal a se fazer é procurar um profissional de saúde que possa diagnosticar com maior precisão o transtorno. Não tente realizar procedimentos ou aplicar técnicas caseiras que possam ser indicadas pela internet, isso é perigoso e pode danificar a sua visão.

Testes online também não são a melhor alternativa para esses casos, pois cada pessoa tem suas particularidades e precisam de um tratamento personalizado para o seu distúrbio.

No caso de manchas vermelhas, você pode usar alguns colírios para realizar uma limpeza e descongestionamento dos vasos sanguíneos na região, mas sempre utilize com cautela e após a indicação do médico oftalmologista.

Outros tratamentos para manchas que os médicos podem indicar são:

  • Cirurgia a laser;
  • Terapia a laser;
  • Medicamentos antimicrobianos;
  • Crioterapia;
  • Lágrimas artificiais;
  • Vitrectomia;
  • Entre outros.

Como vimos, as manchas nos olhos podem ser decorrência de várias situações, algumas mais problemáticas e outras inofensivas. De qualquer forma, você sempre deve contar com o acompanhamento de um profissional para que a identificação seja feita da forma correta e o tratamento escolhido proporcione melhores resultados.

Se você gostou do tema, continue navegando aqui em nosso blog. Temos diversos conteúdos sobre problemas oculares, cuidados com a visão, exames de vista, além de posts voltados para o uso dos óculos na moda. Aproveite!

Referências:

1- What Causes a Red Spot on Your Eye?. Medically reviewed by Johnstone M. Kim, MD. Disponível em < https://www.verywellhealth.com/what-is-the-red-spot-in-my-eye-3422027 > Acesso em 6 out 2022.

2- What You Need to Know If You Have a Red Spot on Your Eye. Medically reviewed by Ann Marie Griff. Disponível em < https://www.healthline.com/health/eye-health/red-spot-on-eye >. Acesso em 6 out 2022.

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário