Você já ouviu falar sobre as mudanças da visão ao longo dos anos? Provavelmente, sim. É muito comum que as pessoas associem esses acontecimentos para idades mais avançadas, como acima dos 70 ou 80 anos. Esse é um equívoco muito comum, já que existem pessoas que começam a não enxergar de perto depois dos 40 anos.
Esse é um sintoma relativamente normal de aparecer nessa idade, junto a alguns outros problemas. Percebeu que sua visão vem piorando? Então siga a leitura e entenda todas as condições que podem aparecer nessa idade e como cuidar da saúde de seus olhos!
Quais os problemas visuais que normalmente ocorrem depois dos 40 anos?
Os problemas oculares podem aparecer por diversos motivos, desde os hereditários até os causados por fatores externos, por isso, é sempre importante estar em contato com um oftalmologista, para garantir um diagnóstico eficaz e direcionado para o seu caso.
De qualquer forma, como explicamos, é normal não enxergar de perto depois dos 40 anos, mas isso pode acontecer por 4 possíveis causas. Abaixo, nós listamos e explicamos mais sobre cada uma, trazendo informações sobre as causas e possíveis tratamentos. Então, não perca tempo e venha conferir o nosso conteúdo completo:
1. Presbiopia, ou vista cansada
A Presbiopia, mais conhecida como vista cansada, costuma aparecer aos 40 anos e termina de se consolidar na visão por volta dos 60. Esse é um problema que surge com o envelhecimento, causando certas perdas na sensibilidade da visão. Isso acarreta a necessidade de afastar os objetos de perto do rosto para poder enxergar.
Esse processo acontece por causa da redução na capacidade de contração do músculo nos olhos, juntamente ao enrijecimento do cristalino ocular. Uma das melhores formas de lidar com essa situação é usando óculos de descanso, auxiliando na visão no dia a dia e também evitando maior agravamento.
2. Catarata
A Catarata é uma doença que afeta diretamente o cristalino. De forma resumida, o cristalino é como uma ‘lente’ transparente na parte de trás da pupila, ele é flexível e ajuda o nosso olho a regular o foco e auxilia na coloração da visão.
Ou seja, quando a Catarata afeta nossos olhos, passamos a ver tudo mais opaco, cinzento e desfocado. Essa é uma doença muito séria, porque além de atrapalhar em certas execuções do dia a dia, também é uma das maiores causas de cegueira no mundo. Por sorte, existe a cirurgia de catarata!
3. Glaucoma
Segunda maior doença causadora de cegueira no mundo, a Glaucoma causa lesões no nervo óptico, comprometendo a visão. Normalmente, ela acontece por causa da pressão intraocular elevada e pode ser transmitida hereditariamente.
Existem vários tipos, mas também é possível fazer o tratamento. Por isso, confira nosso post sobre essa doença e entenda mais sobre o Glaucoma!
4. Degeneração macular
Você sabe o que é a mácula? Ela é a área da retina responsável pelo centro da nossa visão, mas a sua degeneração pode causar alguns incômodos.
Normalmente ela aparece ao longo da idade, por volta dos 40 anos, causando manchas e pontos escuros na visão. Esse problema pode ser revertido por meio de injeções intravítreas ou por uma cirurgia no olho.
Como melhorar a visão depois dos 40 anos?
Trouxemos algumas orientações para quem não está enxergando bem de perto depois dos 40 anos. Listamos alguns cuidados diários que vão fazer a diferença na saúde de sua visão a curto e longo prazo, confira:
- Evite passar muito tempo usando telas, como celulares e computadores.
- Caso seja impossível reduzir o tempo de contato com as telas, aumente o tempo de descanso após usá-las.
- Evite forçar a vista para enxergar algo, em qualquer situação;
- Deixe a tela do seu computador mais ou menos na altura dos olhos;
- Diminua a luz do computador e do celular;
- Coloque adaptação por ambiente e horário em seus aparelhos;
- Evite telas claras em ambientes escuros, como usar o celular ou computador em um quarto escuro;
- Busque usar óculos escuros com proteção UVA e UVB quando for sair ao ar livre;
- Faça atividades ao ar livre para treinar sua visão de longe.
Agora que você já entendeu melhor sobre os motivos de não enxergar de perto depois dos 40 anos, assim como conheceu formas de melhorar o bem-estar visual, que tal conferir o nosso conteúdo sobre como cuidar da saúde dos olhos? Nele trouxemos alguns cuidados importantes para se ter e prestar atenção durante a sua rotina, garantindo olhos mais saudáveis.
Além disso, aproveite também para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos e parentes, garantindo que eles possam se atentar e cuidar da saúde ocular. Esperamos ter te ajudado a entender mais. Até o próximo post!
Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!
Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.
Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável
Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!