Ao realizar um exame de vista, você provavelmente se deparou com alguns termos até então desconhecidos como: eixo, cilíndrico e esférico. Esses elementos são muito importantes para descobrir se a sua visão tem alguns problemas.
No caso do eixo, ele corresponde a localização exata do astigmatismo, sendo uma informação de grande relevância no seu exame. É ela quem vai indicar a direção do grau que a lente deverá ter.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funcionam esses dados e qual a importância deles no seu exame de vista, preparei um conteúdo explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Continue a leitura e confira!
O que significa eixo no exame de vista?
Como mencionado acima, o eixo citado no exame corresponde a localização que o grau ficará nas lentes. Isso acontece porque o astigmatismo, diferente da miopia e hipermetropia, não tem o grau colocado em toda a superfície da lente. Assim, ele é feito apenas na região localizada na receita.
A localização do eixo do astigmatismo nos olhos pode variar entre 0 e 180.º, lembrando que o grau para essa doença é colocado apenas na direção em que ela está. Isso ocorre por conta do formato diferente que a córnea com esse tipo de problema tem, em um olho normal, o grau de curvatura é inteiramente igual.

Já nos olhos com o transtorno, a córnea tem uma curvatura irregular com regiões mais fundas e outras rasas. Esse tipo de característica causa uma propagação difusa da luz nos olhos, proporcionando vários pontos de foco de luz diferentes
São eles que atingem os diversos eixos da visão. Entenda mais sobre essa enfermidade com o nosso post sobre o que é astigmatismo!
O que significa esférico e cilíndrico na receita de óculos?
O grau esférico indicado nos exames e receitas é o que vai dizer se você tem miopia ou hipermetropia. Nesse caso, a diferenciação ocorre por conta dos sinais que aparecem antes do número, sendo:
- Positivo (+): hipermetropia;
- Negativo (-): miopia.

Ou seja, se aparecer em sua receita um valor de “-5” significa que você está com 5 graus de miopia. O mesmo acontece para hipermetropia, só que nesse caso o sinal na frente do número deve ser o de positivo.
Já o grau cilíndrico ou cilindro é o que vai informar se você possui astigmatismo. Se aparecer qualquer número no exame, significa que há a doença, caso não apareça, é a indicação de que ela não existe. Além disso, caso o grau cilíndrico esteja preenchido, obrigatoriamente o eixo também estará para mostrar em qual posição exata o transtorno deve ser corrigido.
Por conta disso, é muito importante saber como funciona o exame de vista e quando ele deve ser feito, identificando os problemas que podem existir em sua visão e sabendo o que é necessário para corrigi-los.
E o que significa DNP, DP e Adição na receita?
Outras informações que aparecem na receita dos óculos são DNP, AD e DP. Cada uma delas também possui a sua importância e devem ser verificadas com atenção. Confira a seguir o que cada uma representa:
- Adição (AD) ou para perto: esse campo preenchido significa que o paciente tem presbiopia, um problema popularmente conhecido como vista cansada. Ele geralmente afeta as pessoas a partir dos 40 anos e faz com que elas tenham dificuldades em enxergar objetos próximos, precisando afastá-los para encontrar o foco ideal.
- Distância Pupilar (DP): essa informação traz a medida da distância entre as pupilas dos olhos, garantindo assim o bom posicionamento das lentes em relação às pupilas.
- Distância Naso-Pupilar (DNP): a DNP funciona de maneira diferente da anterior, aqui ela traz a medida da distância (em milímetros) entre a pupila e o nariz.
O eixo do astigmatismo pode deixar as lentes mais grossas?
Essa é uma dúvida muito recorrente em pacientes com a doença e a resposta para ela é sim, o eixo pode acabar deixando as suas lentes mais grossas.
Isso irá depender da sua localização, por exemplo, medidas entre 0º e 25° ou 165° e 180° vão deixar as lentes grossas na parte inferior e superior, enquanto as laterais ficam finas.
Nos casos de um eixo entre 70° e 110° ou perto de 90°, as lentes podem acabar ficando mais grossas nas laterais. Em relação à estética, o resultado não é tão agradável como o anterior.
Porém, é possível corrigir esse tipo de situação investindo em lentes com alto índice de refração, já que elas são os modelos mais finos. Fique atento, mesmo com opções finas como essas ainda é possível acabar tendo lentes grossas, caso o grau seja muito alto.
Qual a função das lentes cilíndricas de astigmatismo?
A lente cilíndrica corrige o problema que vimos anteriormente de vários pontos de foco de luz existentes na córnea, formados por conta do seu formato irregular. Ela consegue fazer com que os raios sejam concentrados em um único ponto, gerando uma imagem perfeita.
Agora que você sabe o que é eixo no exame de vista e conheceu outras informações que aparecem na receita, como o grau esférico e cilíndrico, vai ficar muito mais fácil de entender completamente o exame e quais são os problemas de visão que você tem ou não.
Aproveite e confira outros conteúdos como esse em nosso blog, como o nosso post sobre como ler a receita dos óculos!
Nos vemos lá!

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!
Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.
Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável
Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!
