Quando usar óculos para perto? Entenda tudo sobre o assunto!

Conforme vamos envelhecendo, nosso corpo começa a dar sinais de cansaço. Isso não é diferente – e na verdade fica bem evidente – quando pensamos nos nossos olhos. Quando ocorre, a qualidade das imagens que enxergamos acabam ficando comprometidas! Resultado? O oftalmologista nos informa que precisamos usar óculos para perto.

Normalidades à parte – afinal de contas, envelhecer é um processo natural da vida, concorda? – muitas pessoas buscam compreender o que está acontecendo com a vista, já que enxergar é algo muito importante e os olhos realmente precisam de atenção e cuidado.

Pensando nisso, a Ótica Diveneza desenvolveu um conteúdo completo explicando o que ocorre com os nossos olhos quando o diagnóstico é que precisamos usar óculos de perto. Quer entender mais sobre o assunto? Continue acompanhando na sequência e não fique mais nenhum minuto com medo ou dúvidas.

Porque não consigo enxergar de perto?

Diversos são os fatores que podem nos levar a não enxergar de perto, e dentre os mais comuns está cansaço nos olhos. Contudo, há outras situações que nos fazem ter dificuldade de ver as coisas que estão mais próximas. Nós trouxemos as mais comuns para que você consiga identificar em qual delas você se enquadra!

  • Hipermetropia

    É um tipo de anomalia na forma do olho que afeta pessoas de todas as idades e consiste em uma condição dada pelo tamanho dos olhos serem menores que o normal. Como sintomas mais comuns estão dores de cabeça e desconforto na abertura dos olhos em locais com muita luz.

  • Presbiopia

    Já a presbiopia é um cansaço da musculatura que promove a focalização através do cristalino, quando essa musculatura enfraquece isso não nos deixa enxergar de perto. Ela é mais comum após os 40 anos de idade, pois está atrelada ao envelhecimento, já que com o passar do tempo nossos olhos desgastam naturalmente. A pessoa com essa doença tem a sensação de “visão cansada” e reclama sempre de peso nos olhos.

  • Catarata

    É uma doença que possui inúmeros outros sintomas, porém ela começa com a dificuldade de enxergar de perto pois, diante do embaçamento do cristalino, vai ficando cada vez mais difícil reconhecer e identificar objetos ou pessoas que estão a curta distância. Essa doença, – no início – pode ser tratada com lentes corretivas, porém pode haver uma necessidade futura de ser feita cirurgia.

  • Astigmatismo

    É uma anomalia causada por uma curvatura irregular da córnea, o que faz com que os raios de luz não consigam acessar a retina. Quem tem astigmatismo normalmente tem dificuldade para enxergar, pois vêem os objetos distorcidos ou embaralhados.

Essas são as causas mais comuns que pessoas que precisam usar óculos de perto possuem. Porém, você deve estar se perguntando: em quais desses casos devemos usar óculos de grau, correto? Continue acompanhando na sequência e entenda.

Quando usar óculos para perto?

Essa pergunta é um tanto quanto difícil de responder, pois quem irá determinar se nós precisamos ou não usar óculos para perto é o médico, não acha? Por isso, mesmo que você esteja com qualquer uma das doenças acima, é somente com um parecer médico que conseguirá saber se há necessidade ou não uso de lentes.

Assim, atente-se sempre aos sintomas e procure o mais rápido que puder fazer uma consulta com um especialista. Não deixe para depois, pois qualquer um dos tratamentos para as causas descritas precisam de uma determinação médica, assim como não dá para deixar para depois qualquer sintoma relacionado à visão.

Como usar óculos para perto?

Eu sei que você deve estar curioso para saber como usar óculos para perto, porém todas essas informações são fornecidas quando fazemos uma consulta médica com o oftalmologista. Por isso, acima de qualquer conhecimento que você consiga ter com base em textos, vídeos e demais dados obtidos pela internet, nada substitui o parecer médico.

Caso você já tenha ido ao oftalmo e já esteja com a receita em mãos, então é o momento de procurar uma ótica de confiança para fazer o pedido dos óculos. Chegada a armação e lentes escolhidas, agora você precisa retornar ao médico e levá-lo para que ele diga se os óculos estão adequados ou não para o seu problema.

Quando usamos um conjunto de lentes que não atendem a nossa demanda, tendemos a ter alguns sintomas de que algo ainda não continua bem. Dentre eles, pode incluir quatro mais comuns, como: dores de cabeça, fadiga ocular, náuseas e fortes enxaquecas.

Por isso, antes de sair por aí usando a armação que acabou de buscar na ótica, considere levar suas lentes para um último parecer médico, uma vez que tendo qualquer sintoma de incômodo na visão, isso poderá não somente proporcionar dores desconfortáveis, pode também piorar a situação.

Agora que você sabe todas as informações possíveis para identificar se está precisando de uma óculos para perto, tire um dia e vá ao médico. Explique todos os sintomas que conseguiu identificar e atente-se para as instruções e receitas que ele irá fornecer. Saúde não se brinca em nenhum caso, principalmente em se tratando de olho, certo?

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós trazemos inúmeras informações sobre a saúde dos olhos. Por isso, continue conosco e confira muitos outros posts interessantes e que vão te ajudar a entender mais um pouquinho sobre problemas oculares. Vem ler nosso texto sobre óculos de sol com grau e entenda tudo o que precisa saber para usar solares sem perder a qualidade em enxergar.

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

1 comentário em “Quando usar óculos para perto? Entenda tudo sobre o assunto!”

Deixe um comentário