Por que algumas pessoas precisam usar óculos? Veja aqui

O uso de óculos está entre os acessórios mais utilizados no mundo todo, com as justificativas indo além do aspecto estético ou da tradicional proteção contra raios solares que os óculos escuros oferecem.

A Organização Mundial da Saúde divulgou, ainda em 2023, a estimativa de que 285 milhões de pessoas no mundo teriam algum tipo de problema identificado em exames de vista, com o número tendendo a se aproximar dos 300 milhões em 2025. Isso justifica, portanto, por que algumas pessoas precisam usar óculos.

Para esclarecer o assunto, a Ótica Diveneza preparou uma postagem exclusiva em seu blog que aponta as principais causas e motivações pelas quais boa parte da população opta pelo uso dos óculos.

Boa leitura!

Por que algumas pessoas precisam usar óculos?

Algumas pessoas usam óculos, principalmente, porque precisam de algum tipo de proteção e correção para reestabelecer o melhor estado de suas vistas. O objetivo é que o acessório faça com que problemas para enxergar sejam amenizados — além de, em alguns casos, serem capazes de oferecer um alívio aos esforços feitos pelos olhos e que acabam se refletindo de outras maneiras no corpo.

A seguir, listaremos para você os fatores mais comuns que levam milhões de pessoas no Brasil e no mundo a utilizar óculos diariamente:

Correção de problemas de vista

Os diversos problemas de vista que se tornam cada vez mais comuns são, como você pode imaginar, as maiores causas que motivam o uso dos óculos por uma parte considerável da população. Seja atrapalhando a visão de longe, perto ou trazendo outros incômodos e distorções, os óculos podem “regular” as vistas por meio das características de lentes feitas para cada caso.

Veja os principais exemplos desse contexto:

Miopia

A miopia é um problema identificado pela dificuldade que causa nas vistas para o paciente enxergar objetos que estejam mais distantes. Isso ocorre porque, seja por questões genéticas ou por uso intenso de telas e demais contextos que forcem a vista — sobretudo durante as fases de franco desenvolvimento do aparelho ocular — a imagem acaba se formando antes de chegar à retina.

O resultado desse processo na vista do paciente é uma distorção na visualização de objetos de longe que acabam ficando “borrados”, complicando cada vez mais a identificação de detalhes visuais importantes conforme o grau de miopia. Por isso, lentes côncavas (ou divergentes) fazem com que as luzes sejam ajustadas antes de chegar à retina para ajustar o foco.

blogcorpo6.png

Hipermetropia

A hipermetropia, por sua vez, tem efeito oposto na qualidade da visão da pessoa afetada pelo problema, já que os prejuízos às vistas surgem a partir do foco da imagem projetado atrás da retina — resultando em considerável dificuldade para enxergar de perto.

Especialistas indicam que a causa da hipermetropia, em muitos casos, está relacionada a componentes do aparelho visual que tenham medidas e formas diferentes, como uma córnea plana ou um globo ocular mais achatado.

A correção, nesse caso, é sugerida por meio de uma lente de óculos convexa, ajustando também a formação da imagem conforme o tamanho e a distância da córnea afetada.

Veja mais detalhes sobre as diferenças entre miopia e hipermetropia nesse material exclusivo do nosso blog!

blogcorpo7.png

Astigmatismo

No caso do astigmatismo, a formação da imagem ocorre em eixos diferentes — o que promove a sensível distorção. Essas mudanças podem surgir a partir das curvaturas da córnea do paciente que possam fugir do padrão e fazer com que os raios de luz sejam dissipados com essas distorções.

Vale destacar também que, além da distorção no foco, esse quadro costuma trazer sensibilidade a luzes, dores de cabeça e, até mesmo, duplicação da visão. Logo, o uso de lentes corretoras cilíndricas pode compensar as curvaturas mencionadas nas córneas e reajustar o foco.

blogcorpo8.png

Presbiopia (vista cansada)

A mais natural das condições que podem trazer prejuízos à sua visão é a presbiopia, que surge a partir do envelhecimento dos olhos, já que o cristalino naturalmente vai perdendo sua flexibilidade quando nos aproximamos dos 40 anos.

Assim, a presbiopia causa dificuldade para focar em elementos que estejam mais perto e, de quebra, traz as clássicas sensações de cansaço ocular, desconforto e fadiga nas vistas — além de ocasionar dores de cabeça. Aqui, as lentes de óculos de descanso com potencial multifocal podem ser a solução para dar o descanso necessário ao já desgastado cristalino.

Outros problemas populares que justificam o uso dos óculos

Com o merecido destaque aos problemas mais tradicionais que justificam por que algumas pessoas precisam usar óculos, complementamos nossa lista com outros problemas relacionados aos olhos que também podem se beneficiar do uso de lentes corretoras junto às armações:

  • Estrabismo: lentes prismáticas podem redirecionar a luz e alinhar as imagens captadas pelos olhos, reduzindo o desalinhamento;

  • Ambliopia (olho preguiçoso): um óculos com lentes específicas pode ajudar a forçar o uso do olho mais fraco durante o dia;

  • Ceratocone: altas curvaturas podem ajudar em estágios iniciais, melhorando a nitidez da visão.

  • Fotofobia e sensibilidade à luz: lentes que se adaptam à intensidade das luzes podem substituir o uso de óculos escuros em contextos que o paciente prefira manter uma visão mais clara.

    blogcorpo9.png

Quando devo começar a usar óculos?

Você pode consultar seu oftalmologista de confiança para buscar a receita de óculos quando começar a perceber sintomas que são notáveis dentre os problemas de visão destacados, como dores de cabeça frequentes, dificuldade para ler, necessidade constante de manter os olhos fechados, não conseguir ver elementos de longe com nitidez, enxergar círculos luminosos em torno de luzes e afins.

Esperamos que tenha gostado desse post do blog da Ótica Diveneza! Aqui, trouxemos para você o porquê de algumas pessoas precisarem usar óculos. Se você ficou curioso com as causas, reconheceu sintomas e quer saber se precisa usar óculos, também pode contar com nosso material exclusivo sobre o assunto.

Até o próximo post!

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário