Alta costura: descubra tudo sobre essas confecções!

A alta costura é um termo popular no universo da moda, sendo sinônimo de exclusividade e qualidade. No entanto, é muito comum confundirem o seu real significado, ou seja, utilizarem esse termo para qualificar uma roupa ou confecção elaborada.

Na realidade, as confecções de alta costura só existem na França e seguem uma série de regras. Assim, apenas aquelas que atendem a alguns pontos predefinidos são nomeadas como uma roupa de alta costura.

Ficou curioso para saber mais sobre como surgiu esse termo e as marcas que são nomeadas com ele? Separei um conteúdo completo sobre a história da alta costura e a origem dos primeiros ateliês para entendermos melhor. Continue a leitura e confira!

Como surgiu a alta costura?

Os primeiros indícios de alta costura surgiram após a metade do século XIX. Antes desse período, as roupas eram feitas sob encomenda com medidas exatas e sem nenhuma marca ou etiqueta que registrava o produto final. Foi o inglês Charles Frederick Worth um dos primeiros a adicionar uma assinatura em suas confecções.

Ele morava na França e começou a criar coleções e apresentá-las já finalizadas. Assim, ele não esperava as solicitações dos clientes e fornecia uma peça já pronta para a customização do indivíduo. Esse modo de confecção gerou uma nova forma de trabalho, influenciando as costureiras, modelistas e alfaiates. Com o passar do tempo, esses prestadores de serviço começaram a ganhar status e abrir estabelecimentos, conhecidos como ateliês.

Com o sucesso, Charles Frederick Worth abriu a sua Maison de Couture em 1858, na rua de La Paix, em Paris. Esse local atraiu clientes da classe alta da sociedade e da nobreza. A popularidade desse tipo de negócio deu origem à Chambre Syndicale de La Couture des Confectionneurs et des Tailleurs pour Dame, que se tornou a associação de alta costura francesa anos depois.

Como funciona a alta costura nos dias atuais?

Atualmente, o termo alta costura é protegido legalmente por uma comissão francesa. Assim, o Chambre Syndicale de Haute Couture é parte da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, sendo uma organização responsável pela indústria da moda francesa.

Esse controle tem algumas regras preestabelecidas para uma grife ou marca ser considerada uma linha de alta costura. Para isso, é fundamental que as confecções sejam feitas à mão e sob medida. Além disso, deve ser produzida em um ateliê composto por, no mínimo, 20 artesãos e a sede deve estar na França.

Dessa maneira, o ateliê deve apresentar em cada temporada uma coleção com no mínimo 50 confecções originais. A partir disso, há os desfiles de verão (em janeiro) e os de inverno (em julho).

Quais marcas realizam alta costura atualmente?

Há várias casas e marcas de moda que são famosas pela sua alta costura. Elas aderiram aos critérios estabelecidos da Chambre Syndicale de la Haute Couture em Paris e realizam as confecções necessárias anualmente. Entre alguns nomes notáveis, estão:

  • Chanel;
  • Christian Dior;
  • Givenchy;
  • Jean Paul Gaultier;
  • Valentino;
  • Elie Saab;
  • Giambattista Valli;
  • Maison Margiela.

Esses são alguns nomes que fazem parte da alta costura e apresentam duas vezes ao ano coleções exclusivas na Semana de Alta Costura em Paris. Aproveite e confira o nosso texto sobre a Semana de Moda em Milão.

Qual a importância da alta costura?

A alta costura se torna importante em vários setores da moda, principalmente pelo fato de prestigiar as confecções artesanais e elaboradas. Além disso, o impacto comercial surge conforme o tempo ao termos outras indústrias usando as peças da alta costura como referências no estilo, no corte, no caimento e em outras características.

Dessa maneira, esses ateliês especializados impactam a moda mundial com peças de luxo e exclusivas para desfiles e celebridades. Ou seja, elas são grifes renomadas que norteiam novos estilos e tendências da moda.

Como é o processo de criação da alta costura?

A criação de uma roupa de alta costura tem suas etapas minuciosas que envolvem trabalhos artísticos, técnicos e manuais. Para você compreender melhor como ele é feito, separei os principais passos nesse processo:

  1. Inspiração e croqui: o primeiro passo é o desenho/esboço da criação, a visão do designer ou do artista é passada para os croquis que guiam a confecção da roupa;
  2. Seleção da matéria-prima: compreendendo a estrutura da peça e as suas características, os profissionais escolhem materiais de alta qualidade e compatíveis para a roupa, como seda, renda, tecido bordado e mais;
  3. Confecção do protótipo: antes de criar a peça, muitos ateliês optam por criar uma versão em tecidos simples, como algodão. Assim, é visualizada a roupa e são considerados ajustes e refinamentos no design;
  4. Confecção do croqui final: após alterações na base inspiradora da peça, é iniciado o trabalho manual feito por artesãos experientes. Cada detalhe e costura são feitos manualmente, garantindo um acabamento exclusivo e de alta qualidade;
  5. Ajustes finais: por fim, o cliente participa de provas e ajustes para a confecção ter o caimento ideal e se adapta ao corpo do usuário. Depois dessa parte, é feita a entrega da roupa com suas exclusividades, como embalagem.

Esse é o percurso que a maioria dos ateliês de alta costura realiza em suas confecções atemporais.

Existe alta costura em óculos?

Esse termo ficou popular nas grifes de roupas, porém, elas produzem óculos conceituais e que influenciam os designers do mundo inteiro. Uma série de grifes da alta costura possuem estilistas que confeccionam algumas unidades de óculos para suas coleções.

Isso acontece com uma série de acessórios, trazendo novas peças para o mercado. Vale lembrar que essas coleções de óculos são feitas em ateliês, ou seja, são fabricados manualmente. Vale lembrar que isso também conta na criação de acessórios.

Na Ótica Diveneza, temos diversos conteúdos sobre o universo da moda e dos acessórios. Continue explorando o nosso catálogo e encontre textos completos sobre tipos de armações, tendências da moda e mais!

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário