Como Escolher Lente Multifocal? 4 Passos Para Acertar!

Atualmente, a utilização de óculos se torna cada vez mais comum, essa necessidade pode vir tanto por problemas na genética quanto pela idade ou serviço realizado.

Quando o fator é a idade, podemos notar um aumento significativo no uso de óculos após os 40 anos. Nessa fase da vida, nossa vista já não é mais a mesma. A lente multifocal é uma opção comum para quem precisa desse reforço na visão.

Você sabe qual a relação entre a idade e o uso da lente multifocal? Se a resposta for “não”, pode ficar tranquilo, a Ótica Diveneza preparou um conteúdo completo para te ajudar a entender como funciona esse tipo de lente, além de 4 dicas simples e práticas para você já fazer o seu pedido. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que são lentes multifocais?

Na hora de escolher seus óculos de grau, é comum encontrar a opção de lentes multifocais, esse tipo de lente tem um funcionamento complexo na estrutura, mas na prática é fácil de entender.

A lente multifocal (ou lente progressiva) ajuda nosso olho a enxergar objetos em diferentes distâncias. Com a idade avançada, podemos desenvolver uma dificuldade para focar nas coisas, essa dificuldade tem nome: presbiopia.

Também conhecida como “vista cansada”, a presbiopia chega a atingir 90% dos brasileiros que ultrapassam a faixa dos 40, esse é um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostra a importância de manter consultas regulares com o oftalmologista.

Quem nunca viu algum parente ou amigo mais velho afastando e aproximando um objeto para conseguir enxergá-lo? O uso da lente multifocal gera qualidade de vida e conforto para os nossos olhos.

Como fazer a escolha correta

Agora que você já sabe como a lente multifocal funciona, chegou a hora de fazer a compra. Separamos alguns pontos que, quando observados, vão te ajudar a fazer uma aquisição mais assertiva que vai, de fato, resolver o problema. Confira!

E se ainda tiver dúvidas sobre esse tipo de lente, acesse o post completo da Ótica Diveneza sobre os tipos de lente multifocal. Queremos que a sua compra seja feita com segurança e conforto!

1- Entenda a sua dificuldade

Se você está sofrendo com a presbiopia, então deve considerar comprar um óculos com lentes multifocais. Lembre-se de considerar os benefícios que a marca oferece e qual o orçamento disponível.

A escolha do óculos deve ser feita com muito cuidado, ele se torna quase uma extensão do corpo. Você vai passar muito tempo do seu dia de óculos, por isso procure um modelo que faça o seu estilo e seja confortável.

Você também pode optar por uma lente personalizada, que tem um preço elevado mas garante uma maior compatibilidade, sem contar o fato de que ela é feita com foco nas suas atividades diárias.

2- A lente bifocal é uma boa opção?

No momento da compra pode surgir essa pergunta. Primeiro precisamos entender qual a diferença dos dois produtos, que já fica estampada no próprio nome.

A lente bifocal tem apena duas distancias: longe e perto, isso faz com que ela não seja considerada progressiva. Além disso, a diferença na lente é visível, uma meia-lua define a região para o olho enxergar a curtas distâncias, diferente da lente multifocal, inteiriça. Esse foco extra somado ao campo de visão pode fazer uma grande diferença no uso diário do óculos. Considere as seguintes situações:

  • Longa distância: um carro ou um amigo a uma grande distância;
  • Média distância: coisas dentro de um ambiente;
  • Curta distância: ler um livro ou observar algo na mão.

São algumas situações do dia a dia em que precisamos focar em diferentes níveis para conseguir enxergar, são apenas situações simbólicas para auxiliar o entendimento. Lembre-se que, no caso da presbiopia, a lente mais indicada é a multifocal. Converse com seu oftalmologista para achar a melhor opção.

3- Lentes de contato multifocais? Sim, elas existem

A lente de contato multifocal é uma opção interessante, mas deve ser analisada com cuidado. Existe a possibilidade da pessoa não se adaptar ao uso, confira algumas opções disponíveis no mercado:

Simultânea: essa opção de lente estimula o cérebro a encontrar o local do produto que melhor se adapta ao momento, assim, se você precisa focar em algo que está perto, o olho vai usar a área que estimula esse foco. Está disponível na versão gelatinosa (gel) e rígida (acrílica);

Tórica: esse modelo é feito especialmente para pessoas com alto grau de astigmatismo, que também sofram com a presbiopia;

Visão alternada: essa lente se diferencia pela sua estrutura. A parte de cima corrige o foco em longas distâncias, e a de baixa melhora a visão de perto. Sua estrutura não permite o modelo em gel, apenas rígida.

4- Escolha com cuidado e atenção

Se optar pelo uso do óculos, lembre-se que as lentes multifocais precisam de uma armação cuja altura seja maior que 3 centímetros, assim o campo de visão do usuário não será prejudicado.

A escolha da lente deve ser feita com calma, esse produto pode nos ajudar a aumentar o rendimento nas tarefas diárias e deixar tudo mais prático. Não conseguir focar a visão em pessoas e objetos é realmente um incômodo muito grande, que pode até se tornar um risco.

Quando for escolher sua armação com lente multifocal, lembre-se de observar as qualidades do produto e o seu design. Afinal, para um óculos ser prático, ele não precisa ser feio, muito pelo contrário.

Na Ótica Diveneza você encontra diversas Marcas que oferecem armações de alta qualidade e um design que vai agregar ao visual sem comprometer a usabilidade. Obrigado e até o próximo post recheado com dicas para você ver o mundo da melhor forma!

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário