Na correria do dia a dia, algumas mudanças de atitudes passam despercebidas, não é mesmo? Assim, apertar os olhos para enxergar nitidamente, sentir incômodo com a luminosidade e dor de cabeça no final do dia podem indicar que o grau de sua lente está errado.
Esses e outros desconfortos físicos podem estar ligados a diferentes problemas de saúde. No entanto, eles também são sinais sobre o quão confortável está o grau de sua lente para você. A necessidade de ir ao oftalmologista é indispensável nesse momento, assim você garante uma leitura de receita correta para a atualização dos seus óculos de grau.
Para te ajudar nessa missão, separei um conteúdo completo aqui no blog para você saber um pouco mais dos sinais de que o seu grau aumentou ou está forte demais. Lembre-se: independentemente dos sintomas serem intensos ou suaves, é fundamental ter uma rotina clínica com os especialistas.
Sabendo disso, continue sua leitura e veja os principais sintomas de que você precisa trocar a lente de grau e descubra também o tempo de adaptação a essa mudança.
Quais são os sinais que o meu grau está errado?
Os sintomas do uso da lente errada podem variar conforme o nível de grau, ou seja, se a diferença for baixa, é provável que demore para identificar essas dificuldades. Porém, nos casos em que o grau é muito desadequado para o usuário, os sinais serão mais intensos e presentes no dia a dia.
Para te ajudar a identificar se o seu grau aumentou ou se precisa trocar de lente por conta de algum outro problema, confira a lista de sintomas comuns para problemas oculares.
Sensibilidade à luz
A sensibilidade à luz é um problema ligado a diferentes problemas de visão, entre eles o uso de graus errados. Essa sensibilidade é às luzes naturais, como sol ou reflexos. O desconforto constante pode gerar dores de cabeça e muito incômodo, sendo também sinal de fotossensibilidade.
Dessa maneira, fique em alerta e sempre considere uma consulta médica quando esse sintoma surgir intensamente. Isso irá auxiliar você a decidir que tipo de lente será mais adequada para o seu caso.
Tontura, vertigem e náuseas
O uso de lentes com grau inadequado causa tontura, vertigem e até náuseas, isso por conta da alteração da percepção de profundidade e da visão embaçada. Esse sinal é encontrado em diferentes intensidades, ou seja, tem pessoas que sofrem com apenas leves tonturas, já outras chegam a ter ânsia de vômito recorrente.
Uma ressalva é que isso acontece, principalmente, quando você usa esse acessório por longos períodos, ou fica tirando e colocando várias vezes durante um curto período.
Dores de cabeça
A dor de cabeça ou enxaqueca já é um clássico sintoma ligado a problemas oculares. Seja na necessidade de utilizar um óculos de grau ou revisitar o oftalmologista para atualizar as lentes. Com essa dor, é possível sentir uma fadiga ocular, incômodo na região das sobrancelhas e na parte frontal da cabeça.
Esforços constantes para enxergar
Antes de muitos desses sintomas, você pode perceber que não está enxergando com nitidez facilmente. Na tentativa de compensar essa falha, é comum um esforço, seja cerrando os olhos ou concentrando-se em um ponto. Esse comportamento tem potencial de causar vermelhidão, ardência, ressecamento ocular, dor de cabeça, coceira e outros incômodos.
Vista cansada após ficar em frente às telas
Um sinal clássico para diferentes pessoas com a visão fragilizada é a fadiga após passar um tempo usando aparelhos eletrônicos, como notebooks, celulares ou tablets. Esse cansaço se tornou cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente pelo aumento de profissionais que trabalham com esses aparelhos.
Uma dica é, ao trocar a lente, buscar a alternativa com bloqueador de luz azul, além de utilizar armações que cubram a região dos olhos, evitando o cansaço por conta dessas telas.
Quanto tempo demora para se adaptar a uma nova lente?
Após realizar a consulta com um profissional de saúde ocular, a nova receita dos óculos de grau fará você passar por uma adaptação com a sua vista. O mais comum é que demore entre 7 a 15 dias de uso para o cérebro e a visão ficarem confortáveis com esse novo grau.
Esse tempo pode aumentar em até um mês, para lentes multifocais, considerando que se trata de uma lente que auxilia tanto para perto quanto para longe. Um dos motivos pelos quais esse modelo de lente leva mais tempo é por conta de sua dinâmica de foco, tendo diferentes graus em sua estrutura.
Gostou do conteúdo? Aqui na Ótica Diveneza, você encontra esse e muitos outros artigos ligados à saúde ocular, cuidados com os óculos de grau, como limpar lentes e como escolher armação para o seu tipo de rosto.
Continue navegando pelo nosso blog e saiba tudo que você precisa para melhorar os cuidados com os seus olhos.

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!
Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.
Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável
Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!