A Prada é uma das grifes mais famosas do mundo. Presente no mundo desde 1913, a marca já foi citada em filmes, novelas, séries, além de ser vista sendo usada por inúmeros artistas. Sinônimo de luxo e sofisticação, a Prada ultrapassa gerações com bolsas, roupas e acessórios atemporais.
Essa grife faz parte da história da moda e segue criando tendências e agregando nuances nas novas coleções. Quer saber mais sobre essa famosa empresa? O texto de hoje traz a história da Prada e os seus significados, confira na Ótica Diveneza!
História da Prada: uma grife de luxo
Criada em 1913 pelo Mario e Martino Prada, em Milão, a Prada teve sua notoriedade como criadora de artigos de luxo, utilizando matéria-prima de alta qualidade em suas confecções. Fundada com o seu nome inicial de “Fratelli Prada”, que, em italiano, significa “irmãos Prada”, teve seu nome modificado tempos depois.
Em 1919 a sua loja, localizada na Galleria Vittorio Emanuele II, se tornou rapidamente a favorita da realeza italiana, fornecendo produtos até para a Família Real Italiana.
A atividade inicial era na confecção de peças de design exclusivo feito com materiais de luxo, como couro de leão-marinho. Dessa maneira, itens como bolsas, malas de viagem, óculos, acessórios e roupas são feitos com muitos detalhes e acabamentos perfeitos.
Anos depois, a marca foi assumida pela neta de um dos fundadores, a Miuccia Prada. Ela, com seu marido Patrizio Bertelli, trouxe a maison italiana para os holofotes com mais força e consolidou a marca como uma das mais valiosas do mundo.
O registro da Prada: seu triângulo invertido
Um dos registros inconfundíveis da grife é o triângulo invertido. Esse símbolo da sua identidade visual surgiu em 1913, tendo referências da qualidade do artesanal, de forma pura e universal.
Além disso, o Mario Prada se inspirou nos seus baús com os fechos de triângulo invertido, símbolo associado ao requinte e atemporalidade. Esse desenho virou parte da marca, expressando sofisticação, luxo e elegância de seus artefatos.
Prada com a Miuccia Prada: ascensão com um novo comando
A Prada passou por uma atualização nos últimos anos, principalmente em 1978, quando a marca passou para as mãos de Miuccia Prada. Durante os anos 70, a nobreza da marca havia diminuído. Porém, com o novo comando, mais crítico e moderno, a ascensão da grife se iniciou.
Dessa maneira, a marca lançou a sua famosa bolsa preta em linhas mais básicas. Essa novidade foi um grande sucesso dos anos 80, utilizada por muitas atrizes e celebridades por conta do seu estilo elegante. Assim, o nome da Prada voltou a ser destaque mundial.
Em 1993, houve a inauguração da segunda loja conceitual na Via Della Spiga, a qual é um ponto europeu de artigos e acessórios de alto luxo, desde diferentes tipos de armações até joias. A ideia da nova loja era unir designs modernos com as características clássicas da marca.
Outro registro da marca criado nesse período foram os tapetes verde palha, um detalhe que todas as próximas unidades passaram a ter.
O lançamento da mochila Prada preta feita de náilon fez parte do retorno do requinte da marca italiana. Essa peça tinha alças de couro, seu visual era moderno e contava com materiais resistentes de alta durabilidade. Dessa forma, a Miuccia Prada recuperou toda a sofisticação da Prada, incluindo-a no mundo moderno e nas novas tendências de visual com novos designs, peças e acabamentos.
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A internacionalização e expansão da Prada
A marca cresceu e se tornou referência mundial. Assim, em 1986 o seu processo de expansão iniciou com as primeiras lojas em Nova York e Madri. Pouco tempo depois, a Prada também se instalou em Paris, Londres e Tóquio.
Assim, as coleções de Miuccia trouxeram linhas inovadoras e mais puristas, causando uma surpresa na mídia e nos críticos. Isso aumentou ainda mais a popularidade da grife, além de criar expectativas para os próximos lançamentos.
Outra inovação da Prada foi a proposta de uma arquitetura única em suas lojas de galeria. Os projetos arquitetônicos ficaram famosos e misturam o clássico com o moderno.
Os produtos expostos na frente dessas lojas não tinham seus nomes para lembrar estruturas de obras de arte. Um dos estabelecimentos famosos da Prada foi a unidade de Nova York, inaugurada no distrito de Soho em 2001.
Quais são os produtos mais famosos da Prada?
Entre as peças mais populares da grife estão a bolsa Prada Galleria Saffiano e a Galleria. Ambas representam a essência da Prada no mercado, sendo peças de luxo cheias de elegância e sofisticação.
Vale lembrar que as bolsas Prada são os itens mais famosos e conhecidos da marca. Principalmente depois dos lançamentos da Miuccia Prada que adicionam modernidade nas novas unidades.
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