Olho amarelo: o que pode ser? Quando se preocupar?

Se você perceber que seus olhos estão amarelos, é importante procurar ajuda clínica imediatamente, uma vez que esse sintoma pode estar associado a doenças com um desfecho grave na saúde.

Veja abaixo algumas das causas possíveis para o amarelamento do globo ocular e o que fazer caso você note esse sintoma!

1. Hepatite

O olho amarelo, na maioria das vezes, é causado por uma inflamação no fígado, que pode estar ligado ao consumo de altas quantidades de álcool ou medicamentos, ou outras causas relacionadas à saúde, como a Hepatite. É possível adquirir a doença por intermédio de uma infecção originária do vírus A, B ou C e um dos sintomas aparentes é o olho amarelo.

Por que o olho fica amarelo?

O olho amarelo é causado por esta inflamação que modifica a maneira com a qual o fígado trabalha. Há um acúmulo de bilirrubina em nossa corrente sanguínea, que normalmente deveria ser eliminada na urina. Esta é a causa de você ficar com a pele e os olhos amarelados quando está com Hepatite.

O que devo fazer e como cuidar?

Com relação ao olho amarelo de Hepatite, você precisa procurar imediatamente por auxílio médico especializado em hepatologia.

Após a identificação do tipo de vírus, você passará por um tratamento adequado a sua necessidade, com o uso controlado de medicamentos e repouso para garantir a saúde dos olhos. Temos um post somente sobre o assunto que vale a pena conferir!

2. Cirrose

O olho amarelo causado por cirrose acontece, normalmente, quando o álcool ou gordura destroem as células hepáticas, e estas precisam passar por uma troca pelo tecido fibroso. Isto faz com que o fígado tenha um trabalho maior a ser executado, muito mais complicado e dificultoso do que seria geralmente.

Por que a cirrose deixa o olho amarelado?

Conforme expliquei mais acima, a cirrose mexe diretamente com o funcionamento pleno do fígado. Dessa forma, o tecido fibroso entra no lugar das células hepáticas e faz com que se tenha olho amarelo, urina totalmente escura e inchaço nas pernas.

Qual o tratamento?

Para cuidar do olho amarelo, você deve marcar uma consulta com um médico hepatologista. A depender das causas, o especialista exigirá que se pare de ingerir álcool e outros agentes maléficos para o fígado, faça uma dieta totalmente livre de gorduras ou solicitará um transplante de fígado em casos mais sérios.

3. Pedra na vesícula

O olho amarelo pode ser causado, inclusive, por pedra na sua vesícula. Nesse caso, essas pedrinhas que se formam no órgão impossibilitam que a bilirrubina saia em direção ao intestino. Isso resulta no acúmulo de bilirrubina no sangue, causando a aparência dos olhos em tons mais amarelados que o normal.

Como se cuidar com o olho amarelo?

Neste caso, você precisa conversar com o gastroenterologista que te solicitará exames de sangue, de imagem, cintilografia e tomografia. Há a possibilidade de analisar o tamanho das pedras e verificar a quantidade, o que dará início ao tratamento com medicamento ou cirurgia.

4. Câncer no fígado

Mais uma doença que causa o olho amarelo é o câncer no fígado, que tem como principal causa a ingestão de álcool ou cigarros e é caracterizado pela presença de um tumor maligno no órgão. À medida que o câncer avança, sintomas como olhos amarelados, dores abdominais e inchaço na barriga se tornam comuns.

Tratamento

Você pode conversar tanto com o hepatologista quanto com o oncologista, pois é através deles que você descobrirá o tratamento mais adequado para sua situação específica.

Na maioria das vezes, por se tratar de um câncer severo, a cirurgia para remoção do tumor é mais indicada, aliada ao tratamento com quimioterapia, ou pode ser feito o transplante de fígado.

5. Anemia hemolítica

A anemia hemolítica é mais uma doença que causa o olho amarelo, e por se tratar de uma doença autoimune, o próprio sistema imunológico cria anticorpos que destruirão todas as células vermelhas presentes no sangue.

A bilirrubina é liberada diretamente na corrente sanguínea e você perceberá que os olhos da pessoa afetada ficarão amarelados em questão de dias.

Quais os tratamentos?

Ressalto novamente a importância de conversar com um médico especializado, que receitará o uso de medicamentos imunossupressores. No entanto, se o paciente estiver em um caso mais sério, haverá a necessidade de passar por uma cirurgia que fará a remoção de uma parcela do baço.

6. Pancreatite

Pâncreas inflamado pode ser uma das principais causas de olho amarelo, já que é causado por consumo de tabaco, álcool ou determinados tipos de remédios. Dessa forma, se você sentir dores na barriga ou costas, enjoo ou febre, procure imediatamente ajuda.

Como receber o tratamento?

Procurar o médico gastroenterologista é muito importante, ele saberá o tipo de tratamento que está melhor adequado ao seu problema. Inclusive, haverá a exigência por parte do especialista de que você modifique totalmente a sua alimentação e faça a ingestão de suplementos de enzimas para auxiliar no tratamento.

7. Icterícia neonatal

Esta é uma doença que costuma aparecer nos recém-nascidos, e acontece porque a bilirrubina se encontra em excesso dentro do seu sangue, visto que o fígado não está totalmente funcional.

Como cuidar do bebê?

O olho amarelo costuma assustar as mães, de fato, e os cuidados serão apresentados pelos pediatras. Em muitas vezes, haverá necessidade apenas de amamentar a criança a cada 2h, a fim de fazer com que o organismo libere resíduos pelas fezes e urina, mas também é comum o tratamento fototerápico, feito através de uma luz clara de cor azul que auxilia na excreção da bilirrubina.

Caso não haja melhora ou ocorra uma piora dos sintomas, o médico solicitará a inserção do bebê na incubadora para receber luz direta em si por um período maior. Os únicos momentos em que deverão retirar a criança dessa fototerapia será para alimentar e trocar.

8. Pinguécula

Você sabia que a Pinguécula pode causar olho amarelo? Isso acontece devido à aparição de um tecido feito de gordura, cálcio e proteína de tons amarelados que causam irritação na região.

Os sintomas tendem a vir acompanhados de secura no olho, inchaço, região avermelhada, coceira e dificuldades para enxergar plenamente. Se você perceber qualquer modificação na região ocular, procure imediatamente por um oftalmologista.

Veja também: Como ler receita de óculos? A Ótica Diveneza explica!

Como se cuidar?

A partir do momento em que você conversar com o especialista, será indicado um colírio ou pomada. A depender da gravidade da situação, pode ser que você tenha de passar por uma cirurgia de remoção desse tecido extra.

Além disso, é importante não tocar no olho e evitar atrito de poeira ou qualquer outro agente que possa causar irritação. Para proteger bem os olhos, use os óculos que garantirão a proteção na região ocular. Isso evitará que você arrisque coçar a região infectada com o dedo sujo e contaminado de outros microrganismos.

9. Talassemia

O olho amarelo pode ter origem causada por uma doença genética chamada Talassemia. Neste quadro, ocorre um problema durante a produção das hemoglobinas e, por este motivo, é normal acontecer sensações de fadiga, levando à falta de crescimento e palidez.

No tipo mais intenso da Talassemia, você sentirá pouca ou nenhuma fome, a irritabilidade, cansaço serão constantes e ainda perceberá que a sua respiração fica ofegante com muita facilidade.

Infelizmente, vale ressaltar que é mais fácil ficar doente nesse caso, já que o seu sistema imunológico será mais fraco e propenso a contrair diferentes doenças.

Tratamento adequado da Talassemia

Se você estiver com a doença em sua forma mais agressiva, saiba que haverá a necessidade de receber transfusão sanguínea pelo resto da vida. O procedimento ocorrerá sempre entre 2 a 4 semanas, e evitará que você tenha qualquer tipo de complicação no futuro.

10. Malária

A última causa de olho amarelo é originária do mosquito transmissor da malária. Ela é uma doença transmitida pelo Anopheles, que possui o protozoário Plasmodium que consegue se multiplicar no fígado com facilidade e chegar até o sangue, onde destrói as globulinas.

Como você viu mais acima, sempre que alguma doença ataca os glóbulos vermelhos, haverá a liberação de bilirrubina pela corrente sanguínea. É exatamente isso que causa o amarelamento dos olhos.

Quais os cuidados para se ter após contrair malária?

É necessário passar com um médico que faça atendimento clínico geral a fim de receber o tratamento adequado, feito com medicamentos.

De qualquer forma, os cuidados com os olhos sempre serão essenciais, afinal, esses órgãos são sensíveis e podem nos apontar uma série de disfunções presentes em outras áreas do corpo. Para cuidar bem de seus olhos, use os óculos que irão protegê-los contra raios UV e contra agentes presentes no ar que podem causar irritação.

Está em dúvida se precisa ou não usar óculos? Temos um post completo sobre o assunto que vai te ajudar a obter essa resposta, te espero lá!

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário