Saiba tudo sobre Terçol aqui na Ótica Diveneza!
Todo mundo conhece alguém ou já teve uma bolinha avermelhada inflamada na margem da pálpebra. Provavelmente isso tenha sido um caso de terçol! Essa inflamação causa sintomas, como desconforto e dores ao piscar ou tocar no local.
Ela surge como uma leve irritação, sendo uma lesão bastante comum que deve ser cuidada. Assim, se você ainda não sabe sobre essa patologia, continue a leitura que no artigo de hoje vou responder todas as dúvidas do terçol como causas, o que é, tratamento e mais!
O que é terçol?
O terçol é resumidamente uma inflamação bacteriana das glândulas sebáceas e sudoríparas da pálpebra superior ou inferior, também é conhecido como hordéolo. Essa patologia se parece com uma lesão e um pequeno inchaço no local, semelhante com nódulo.
Dessa maneira, é possível sentir incômodo ao piscar, vermelhidão na região, fotofobia e ficar lacrimejando. Geralmente, a infecção some de maneira espontânea. Porém, essa doença merece cuidados especiais durante o tratamento para evitar que tenha uma piora no seu estado.
O que causa o terçol?
Há alguns fatores que aumentam a probabilidade dessa infecção bacteriana acontecer, como:
- Imunidade baixa: por conta de doenças, cansaço, má alimentação ou estresse excessivo, o seu organismo pode ficar mais suscetível a contrair o terçol;
- Descuidos com a maquiagem: falta de higiene com os itens, compartilhar pincéis ou não fazer a remoção correta da maquiagem podem facilitar a infecção. Além disso, esse fator pode atrasar o tempo de recuperação;
- Problemas nas glândulas: caso você já tenha alguma patologia das glândulas, o terçol é um problema que pode ser recorrente.
- Mãos sujas nos olhos: a falta de higienizar as mãos e tocar constantemente nos olhos fazem com que você leve as bactérias infecciosas para a região das pálpebras, facilitando a contaminação;
- Oleosidade: a oleosidade pode ser um sinal de glândulas sebáceas obstruídas, sendo um fator que aumenta a chance de ocorrer essa infecção bacteriana;
- Blefarite: uma patologia ligada ao acúmulo de gordura e pode causar inflamações na região dos cílios e incentivar o desenvolvimento de terçol.
Os principais sintomas do terçol
O primeiro sintoma dessa infecção bacteriana é o inchaço da pálpebra. Essa protuberância pode ser tanto na parte inferior quanto na superior. Em alguns casos, é possível identificar um ponto amarelado, apontando a presença de pus. Mas há outros sintomas de terçol, como:
- Lacrimejamento;
- Fotossensibilidade;
- Inchaço;
- Dor na região dos olhos;
- Pequena bola ou caroço vermelho na pálpebra.
Como é feito o tratamento do terçol?
O terçol, em geral, desaparece espontaneamente após alguns dias. Porém, há casos que têm mais de uma infecção na região, fica mais de 1 semana ou até se espalha. Nesse momento, evite automedicação e busque um oftalmologista.
Os tratamentos mais comuns para solucionar essa infecção são:
- Faça compressas de calor úmido, com gaze e soro fisiológico;
- Higienize os olhos com shampoo de pH neutro;
- Não fique com maquiagem por longos períodos;
- Evite mexer, principalmente com as mãos sem higienizar.
Em casos mais graves, é preciso consultar um médico, assim pode ser feito um tratamento mais intenso com o uso de antibióticos.
Quanto tempo dura o terçol?
Os casos oscilam, quando é algo simples, dura em média 7 a 20 dias. Isso depende dos cuidados como se vai realizar compressas mornas, higienização e mais.
Porém, há quadros que podem durar mais tempo com necessidade de uma avaliação médica. Quando isso acontece, não hesite em procurar um profissional e realizar o tratamento com antibióticos.
O terçol é contagioso?
O terçol não é contagioso, só a bactéria causadora pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de contato direto ou objetos. Assim, por mais que a bactéria entre em contato com você, o terçol precisa de outros fatores para ser desenvolvido em conjunto com ela como a imunidade baixa, a falta de higienização, problemas nas glândulas e mais.
Qual a diferença do calázio para o terçol?
A maior diferença é que o calázio não é produzido por bactérias como o terçol. Dessa maneira, o seu surgimento pode ser remetido a algum defeito de refração do olho.
Contudo, ambos são localizados na pálpebra e têm como reação uma inflamação de glândulas que geram um inchaço, dores na região e pode deixar os olhos avermelhados.
É possível se prevenir do terçol?
Alguns cuidados permitem que você faça uma prevenção dessa patologia. Dessa maneira, para reduzir as chances de terçol é recomendado:
- Lavar as mãos antes de tocar na região dos olhos;
- Não dormir com maquiagem;
- Cuidar das lentes de contato;
- Tratar problemas emocionais como estresse e ansiedade;
- Manter o seu rosto com pouca oleosidade.
Com isso, é recomendado que você tenha esses cuidados para reduzir a probabilidade de se contaminar e ter essa infecção bacteriana.
Gostou do conteúdo? Esse e outros artigos para ajudar você estão aqui no blog da Ótica Diveneza, assim você fica por dentro de tudo sobre saúde ocular!

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!
Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.
Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável
Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!