Lentes de óculos: guia com principais tipos, materiais e tratamentos

Existem diversos tipos de lentes de óculos no mercado que ajudam a corrigir o grau dos problemas de visão, como a miopia e a hipermetropia. As opções são classificadas em três grupos distintos: multifocal, bifocal e monofocal.

Os óculos monofocais são capazes de corrigir apenas uma distância focal, somente longe, apenas perto ou meia distância. Em geral, são usadas por pessoas até 40 anos ou para aquelas que usam somente óculos para leitura.

As bifocais contam com dois pontos focais, longe e perto. Esse tipo de lente não possui distância intermediária. Os focos têm separação visível, um traço reto ou circular, que a tornam esteticamente não muito agradáveis.

O usuário sente um salto de imagem do longe para o perto e sua adaptação é mais complexa, quando comparada às lentes multifocais. Essas, por sua vez, possuem a visão intermediária, que varia de 60cm a 2,5m e são as mais usadas. A transição entre os focos longe/intermediário e perto é imperceptível.

Quer saber mais? Continue a leitura e confira informações asseguradas por especialistas!

Quais são os principais tipos de lentes de óculos?

Quem define o tipo de lente corretiva é o seu médico oftalmologista, a depender do problema visual, somente longe ou apenas para perto, serão usadas lentes monofocais, que corrigem Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Presbiopia.

Quando o olho necessita de correção longe e perto, o médico irá prescrever as lentes multifocais e, raramente, as lentes bifocais que já estão ultrapassadas.

Vamos conferir a seguir mais detalhes de cada uma dessas lentes:

1. Lentes monofocais

As lentes monofocais possuem apenas um ponto focal que pode ser utilizado para longe ou perto, sendo necessário fazer essa escolha importante já na hora de encomendar a sua. Elas são indicadas para corrigir o astigmatismo, miopia e hipermetropia.

As lentes para corrigir a miopia são lentes divergentes negativas, as quais seu médico prescreve usando o grau de longe com sinal de menos.

Já a Hipermetropia é corrigida com lentes convergentes positivas. Vale destacar que as lentes para Presbiopia são as mesmas usadas pelos Hipermétropes.

O astigmatismo é corrigido com om uso de lentes cilíndricas e na sua receita oftalmológica aparecerá o eixo de correção. As lentes monofocais são tecnicamente chamadas de Visão Simples, já que corrigem apenas uma distância focal. Por isso são mais acessíveis que as multifocais.

2. Lentes bifocais

As lentes bifocais estão em desuso, já que os usuários de óculos com correção para longe e para perto preferem usar as lentes progressivas, também chamadas de multifocais, que possuem correção para longe, intermediária e perto.

As lentes bifocais possuem uma divisão entre o foco de longe e perto, o que esteticamente compromete o seu visual, enquanto nas lentes multifocais é imperceptível a mudança de foco.

3. Lentes multifocais

Por fim, temos as lentes multifocais que oferecem três pontos focais: para perto, visão intermediária e de longe. Essas lentes são ideais para quem usa óculos o dia inteiro e precisa da correção para diferentes problemas oftalmológicos.

Elas proporcionam uma transição progressiva e confortável entre um ponto e outro, assim, garantindo mais conforto para você durante o uso das lentes, e são as mais indicadas para a vida moderna dinâmica.

Conteúdo relacionado: Tipos de lentes multifocais: conheça os modelos e escolha

4. Lentes ocupacionais

Com a vida digital cada vez mais intensa, surgiu um novo tipo de lentes, as OCUPACIONAIS. Esse tipo de lente corrige a visão intermediária e perto. Ela substitui os óculos para leitura, que permitem apenas o foco de perto e obriga o usuário a colocar os óculos na ponta do nariz, o quê desagrada muitas pessoas que não querem se sentir ‘velhas’.

Na verdade, a correção da visão de meia distância é importante para quem trabalha muitas horas diante de telas de computadores, médicos, cirurgiões, arquitetos, bancários, enfim, profissionais que passam longos períodos com foco em distâncias entre 50cm a 2 metros.

Quais são os materiais usados nesses tipos de lentes?

Conhecer os materiais disponíveis é outro fator que merece a sua atenção no processo de escolha da sua lente. É ele que vai definir o seu peso, resistência e também influencia no preço.

A seguir, te explico alguns dos principais materiais usados na fabricação de lentes oftalmológicas:

Lentes de Policarbonato

As lentes de policarbonato são recomendadas para quem possui até 4 graus de miopia ou 2 graus de hipermetropia. Elas garantem resistência, porém não oferecem a melhor resolução óptica, em razão do seu baixo índice de transparência.

Há casos de não adaptação porque algumas pessoas não toleram a falta de nitidez do material. A justificativa técnica, para quem deseja saber mais detalhes, é que seu valor é quase a metade de uma lente de resina comum.

Devido ao seu alto índice de refração, o material consegue deixar as lentes um pouco mais finas. Então, não precisa se preocupar em encomendar uma lente grossa e pesada para corrigir o seu grau.

Muitas óticas forçam a venda desse material pelo benefício da espessura, mas deixam de falar da qualidade de imagem. A Ótica Diveneza se restringe a recomendar esse material para casos que exijam alta resistência a impactos, como acontece nos óculos de segurança com grau EPis.

Conteúdo relacionado: A lente de policarbonato é a ideal para você?

Lentes de resina

As lentes em resina orgânica são as mais recomendadas, em razão da diversidade de materiais para cada faixa de graduação e, principalmente, pela leveza e resistência a quebra

A principal diferença entre as resinas está no índice de refração dos materiais. Quanto maior esse valor significa que a lente terá menor espessura e garante um resultado mais estético, ou seja, lentes mais finas. Criamos uma tabela para facilitar sua escolha, desde que sua armação não seja grande:

1.49 = até 1 grau

1.56= até 1,75

1.60= até 3,00 graus

1,67 até 7,00

1,74= até 20 graus

Acima dessa graduação já serão recomendadas as lentes minerais, mais conhecidas como lentes de cristal. Mesmo com sua alta capacidade de refração, é preciso se atentar na escolha da armação e o design utilizado em suas lentes para garantir óculos com um visual fino e elegante.

Lentes de vidro ou cristal

As lentes fabricadas em vidro ou cristal possuem os maiores índices de refração: 1.7, 1.8 e 1.9. Apesar da alta capacidade de refração, essas lentes são pesadas e frágeis, sendo utilizadas somente nos casos em que as opções de resina não conseguem atender, como em graus acima de 20.

Além disso, elas são bem mais caras do que os outros modelos, sendo necessário um grande investimento para contar com as lentes de vidro ou cristal.

Tratamentos especiais utilizados nas lentes: confira os mais comuns

Além do ponto focal e material, as suas lentes também podem receber diferentes tipos de tratamentos. Eles potencializam os cuidados com a saúde da sua visão, permitindo que você tenha ainda mais comodidade e conforto ao usar os seus óculos.

Veja a seguir alguns dos tratamentos especiais mais utilizados nas lentes:

Filtro de luz azul

O filtro de luz azul é ideal para quem trabalha em frente ao computador ou utiliza outras telas, como celular, tablets e televisão. A luz artificial emitida pelos dispositivos eletrônicos pode causar vários problemas de visão e até mesmo atrapalhar o seu sono.

Então, se você passa muito tempo usando telas, é importante investir em peças que contem com esse tipo de tratamento.

Filtro de raios UV

Atualmente, todas as lentes de boa qualidade possuem uma proteção contra os raios UV. Você não precisa se preocupar quanto a isso, escolhendo um modelo de marca confiável você já garante esse tipo de tratamento na sua lente.

Fotossensível

As lentes fotossensíveis recebem um tratamento que as escurecem ao receber os raios ultravioletas. Dessa forma, você não precisa trocar os seus óculos de grau por um modelo de sol. Com apenas um modelo você tem lentes claras e escuras ao mesmo tempo.

Isso acontece por conta do pigmento utilizado nessas lentes. Quando entram em contato com os raios UV, esse pigmento é ativado e deixa as lentes escuras, oferecendo mais conforto visual. Preste atenção ao adquirir essa tecnologia porque há dois tipos disponíveis e se diferenciam pela velocidade de escurecimento e efeito estético.

Há lentes com pigmento fotossensível na massa da lente, que demoram mais para escurecer e clarear. A tecnologia mais recente traz o pigmento na superfície da lente, o quê permite uma ativação ou desativação mais rápidas e são esteticamente mais bonitas.

Anti-risco

O tratamento anti-risco é um dos mais importantes para prolongar a durabilidade da lente. Nele, é aplicada uma camada de quartzo para que elas se tornem resistentes a arranhões e quedas.

Anti-embaçante

Com o tratamento antiembaçante, a umidade que condensa na superfície das lentes é controlada. Dessa forma, elas não embaçam e atrapalham a sua visão.

Se você trabalha em locais com uma grande variação de temperatura durante o dia, o ideal é investir em modelos que possuem essa propriedade.

Anti-engordurante

Esse tratamento garante que as lentes tenham uma menor aderência a diversos tipos de sujeira e gordura, assim, você fica com os seus óculos limpos durante mais tempo.

Antirreflexo

As lentes dos óculos costumam refletir uma parte da luz que chega até elas e isso causa alguns reflexos que podem atrapalhar a visão, além de deixarem os óculos mais feios esteticamente.

As versões com propriedade antirreflexo possuem uma fina camada em sua superfície que reduz esses reflexos, deixando o seu visual mais elegante e a visão limpa.

Viu como existem diversos tipos de lentes de óculos? É importante saber para que serve cada uma e, assim, garantir o modelo ideal para tratar o seu problema de visão.

Aproveite e confira também em nosso blog a armação ideal para grau alto! Acesse o conteúdo e saiba qual o modelo perfeito de armação para quem possui alto grau de miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário