[Fevereiro] 10 estilistas de moda mais famosos do mundo — e do Brasil!

Quando falamos sobre moda, imediatamente alguns nomes emblemáticos surgem à nossa mente, como as famosas marcas de grife Prada, Dior, Balenciaga, Versace e muitos outros. Mas, afinal, quais são os nomes por trás de tendências e criações tão icônicas?

De fato, tanto quanto suas criações, as mentes criadoras das marcas mais famosas do mundo precisam ser reconhecidas e é por isso que hoje falaremos mais sobre quem foram os 10 estilistas de moda mais famosos do mundo e os 3 estilistas mais famosos do Brasil. Fique com a Ótica Diveneza e descubra!

1. Coco Chanel

O primeiro nome desta lista não poderia ser outro. A francesa Gabrielle Bonheur “Coco” Chanel tem uma carreira conhecida por marcar o mundo da moda, revolucionando completamente a estética feminina em sua época. A estilista começou suas criações nos primeiros anos do século XX e foi oficialmente conhecida no período pós-Primeira Guerra, num cenário onde o uso de espartilhos ainda estava em vigor.

Sua proposta foi realçar a elegância e a sofisticação feminina, popularizando peças que criassem um visual chique e casual, algo que fosse mais simples e prático para ser utilizado no dia a dia, contrastando completamente com os espartilhos.

Além da praticidade, as criações de Coco se caracterizavam por terem um baixo custo, popularizando e tornando a moda algo acessível. Posteriormente, a estilista criou sua marca, a emblemática Chanel, e desenvolveu, além das roupas, coleções de bolsas, joias e perfumes, os quais se tornaram mundialmente conhecidos e renomados. Dentre suas criações mais conhecidas, podemos citar:

  • Terno de jersey: um conjunto de jaqueta e saia de lã desenvolvido com tecidos leves e livres de muitos detalhes que pudessem prejudicar a movimentação. O objetivo era criar uma peça prática e confortável para ser usada no cotidiano;

  • Vestidinho preto: o emblemático vestido preto Chanel consistia em um vestido preto com uma gola branca e mangas longas. Sua modelagem era mais solta e simples, não marcando muito as curvas;

  • Joias e bolsas: as bolsas Chanel foram desenvolvidas com uma mistura entre joias finas e bijuterias, criando combinações nunca vistas até então. Os colares de pérolas também se tornaram um grande símbolo da marca, revolucionando a forma de usar acessórios;

    Moda Chanel: coleção, perfume e a loja.

2. Christian Dior

O criador francês foi um dos responsáveis por revolucionar a moda no período pós-Segunda Guerra Mundial, com looks icônicos que esbanjavam sofisticação e elegância, reafirmando a identidade de capital da moda de Paris.

A carreira de Dior foi marcada por uma série de criações inesquecíveis. Dentre as mais conhecidas, podemos citar o New Look, o uso do rosa e cinza, estampas exclusivas, perfumes emblemáticos e a paixão por rosas. Acompanhe mais detalhes.

O New Look

O icônico New Look (novo olhar) foi uma febre no período pós-Segunda Guerra Mundial, marcando as passarelas de 1947 e impressionando editoras de moda internacionais. Confeccionado com tecidos estruturados e luxuosos, o visual contava com uma jaqueta que marcava a cintura e uma saia rodada volumosa, criando uma composição que destacava a silhueta feminina.

O uso do rosa e cinza

As cores favoritas de Dior para suas criações eram rosa e cinza, o que fica nítido ao observar suas peças que refletiam romantismo e juventude. Elas eram as protagonistas em peças como vestidos, saias e acessórios. Os tons contribuíram para reforçar a sofisticação e a elegância de sua estética, sendo, posteriormente, considerados parte da identidade visual da marca.

Miss Dior

A paixão por perfumes de Dior o levou a criar o Miss Dior, um dos perfumes mais famosos da história. A essência floral representava o amor do estilista pelos jardins e pelas rosas, capturando a sofisticação e a feminilidade que ele desejava transmitir em suas criações olfativas.

Estampas e padronagens

A carreira de Dior foi marcada pela ascensão das estampas florais com padrões geométricos e arabescos. Suas coleções frequentemente incluíam vestidos e conjuntos com tecidos detalhadamente trabalhados, ressaltando o artesanato refinado da alta-costura.

Pétalas e espinhos

Ainda destacando a paixão do estilista por rosas, estão os elementos de pétalas e espinhos. Sua visão sobre rosas era dualista, ele as enxergava como um símbolo de beleza, mas de fragilidade ao mesmo tempo. Por isso, era muito comum observar em suas criações bordados florais e modelagens inspiradas na estrutura delicada das pétalas.

3. Yves Saint Laurent

O icônico Yves Saint Laurent revolucionou a moda com a ascensão do smoking feminino, algo completamente diferente de tudo o que já havia sido inventado até então. O modelo contava com calças compridas masculinas e um terno na parte superior, confeccionado com tecidos estruturados e luxuosos.

Para o estilista, esta seria a forma como as mulheres se vestiriam dali para frente, uma proposta ousada e autêntica, inovadora no cenário de roupas femininas. O visual “le smoking“, como ficou conhecido, tornou-se um sucesso e conquistou seu lugar nas passarelas posteriormente, tornando Saint Laurent um nome de destaque no mundo da moda.

4. Gianni Versace

Conhecido por suas criações extravagantes e ousadas, o italiano Gianni Versace construiu seu nome por meio de peças chamativas com estampas vivas e arrojadas. Outro fator que marca as criações de Versace são seus cortes e decotes sensuais, buscando romper com os padrões de modéstia.

Suas criações dividiam opiniões pelo mundo todo, pois, buscando inovar, o estilista desafiava constantemente as regras da moda, combinando o luxo das peças clássicas com uma sensualidade extravagante. A personalidade excêntrica do estilista se revelava não apenas em suas criações como também em sua frase emblemática: “Armani veste a esposa, Versace veste a amante”.

5. Giorgio Armani

Iniciando sua carreira no mundo da moda como organizador de vitrines aos 20 anos, o italiano Giorgio Armani tem suas primeiras criações centradas no universo da moda masculina. Inicialmente, o estilista se concentrou em reinventar o modelo de calça de alfaiataria clássica, dando lugar a tecidos leves que proporcionavam peças menos rígidas.

Posteriormente, suas inovações para a confecção de peças alcançaram os estilos femininos, desenvolvendo conjuntos de alfaiataria estruturados, o que contrastava com as tendências sensuais da época que priorizavam modelos reveladores. Os modelos de Armani ganharam lugar nas passarelas e em obras cinematográficas, utilizados por diversos artistas, o que consolidou seu nome como um dos estilistas de moda mais famosos do mundo.

6. Karl Lagerfeld 

Um dos grandes nomes da moda alemã é Karl Lagerfeld, que tem sua carreira marcada por participações em diversas marcas de moda mundialmente conhecidas, como Fendi e Chanel, da qual se tornou diretor criativo em 1983. Em sua trajetória na Fendi, o estilista desenvolveu coleções de peles e criou a icônica logo FF.

Já para a renomada Chanel, Lagerfeld repaginou a estrutura das peças, modernizando a silhueta feminina por meio de peças mais justas e curtas. Seu sucesso foi tamanho que consolidou o estilista em seu cargo de diretor criativo de ambas as marcas até a data de seu falecimento, em 2019. Sua trajetória de inovações em diferentes marcas mundialmente renomadas rendeu a Karl uma carreira de sucesso notada no mundo todo.

7. John Galliano

O estilista britânico John Galliano está entre os estilistas contemporâneos mais conhecidos, com coleções e criações autênticas e inovadoras. Após suas exibições, não demorou para marcas mundialmente reconhecidas notarem seu talento e o convidarem para fazer parte da equipe criativa. No ano de 1995, o estilista assumiu o papel de diretor criativo da Givenchy, uma loja francesa de moda e perfumes.

Não demorou para Galliano ser convidado pela Dior para assumir a parte de direção criativa da marca, onde pôde realizar desfiles icônicos, criando peças de luxo caríssimas. Em 2014, o convite recebido foi da renomada Maison Margiela, assim, continuou a produzir suas coleções espetaculares acompanhadas de desfiles com performances teatrais.

Suas coleções únicas marcaram diversas passarelas e fizeram parte de inúmeros eventos importantes no mundo da moda, como a Semana da Moda em Milão.

8. Ralph Lauren

Dentre os estilistas mais famosos, não há como não citar o nome de Ralph Lauren. Sua história no mundo da moda começou com a criação de um novo estilo de gravatas.

Inspirado por modelos que estavam ganhando força na Inglaterra, Ralph almejava produzir modelos de gravatas com um formato mais largo e cores mais vivas, contrastando com a estética de gravatas discretas que era popular em Nova York em 1967.

Não demorou para que seus modelos se popularizassem e logo depois se tornassem um sucesso. Esse cenário foi um precursor para que Lauren abrisse suas primeiras lojas, as quais se espalharam pelo país rapidamente.

Suas criações revolucionaram os acessórios masculinos, sendo consideradas importantíssimas para o mundo fashion, pois o estilista foi pioneiro em unir o visual americano à moda atemporal da Europa, sendo o primeiro designer americano a inaugurar sua loja independente no continente.

Com o tempo, RL desenvolveu suas coleções unindo peças de alfaiataria à estética esportiva, cada uma contando com uma produção meticulosa em detalhes e acabamentos de altíssima qualidade.

9. Cristóbal Balenciaga

Internacionalmente conhecido como “arquiteto da moda”, o espanhol Cristóbal Balenciaga começou sua carreira absorvendo referências de diversas culturas, o que, posteriormente, resultou em várias de suas lojas sendo abertas por todo o mundo.

Suas coleções eram tão esplendorosas que, aos poucos, o estilista foi notado por grandes nomes da moda, como o icônico Christian Dior, o qual usou a seguinte frase para se referir a Balenciaga: “Alta-costura é como uma orquestra, e seu maestro é Balenciaga”.

Além de Dior, Gabrielle Chanel também elogiou o estilista, fazendo a seguinte afirmação: “Só Balenciaga é um costureiro, no verdadeiro sentido da palavra. Ele sozinho é capaz de cortar o tecido, juntar as partes e costurá-las à mão. Os outros são simplesmente estilistas”.

Levando consigo suas raízes, os modelos de Balenciaga se evidenciaram pela riqueza de mistura entre elementos de religião, arte e folclore, inovando o cenário de tendências europeias da época. Atualmente, Balenciaga está entre as marcas de grife mais caras do Brasil e do mundo.

10. Alexander McQueen

Ousado, chamativo e rebelde, é assim que o emblemático McQueen é conhecido. Revolucionando completamente o mundo da moda, o estilista teve sua carreira marcada por estilos que rompiam com quaisquer padrões estéticos da época. McQueen era conhecido por brincar com contrastes, desenvolvendo coleções que exploravam o belo e o sombrio, morte e vida, escuridão e luz, e assim por diante.

O objetivo do estilista sempre foi chocar por meio de peças e desfiles que subvertiam todos os paradigmas da moda, criando visuais considerados estranhos por uns e inovadores por outros. Tendo a cidade de Londres como sua principal referência, o criador foi responsável por lançar diversas tendências, como as famosas calças de cintura baixa que marcaram grande parte dos looks dos anos 2000.

Outro diferencial de McQueen eram os desfiles. O estilista os considerava verdadeiras obras de arte, portanto, não entregava nada que não estivesse à altura. Suas criações eram conhecidas por serem dramáticas, verdadeiros espetáculos teatrais que uniam diferentes elementos visuais e artísticos, diferentes de tudo o que já tinha sido inventado até então.

Parte do reflexo de seu sucesso está em seus prêmios, sendo eleito o melhor estilista britânico nos anos de 1996, 1997, 2001 e 2003.

Estilistas brasileiros: os 3 nomes icônicos

Agora que já exploramos detalhes sobre a vida e as principais criações dos 10 artistas mais famosos do mundo, vamos conhecer quais são os 3 estilistas brasileiros mais famosos. Conheça essas personalidades icônicas!

1. Alexandre Herchcovitch

Um dos nomes mais emblemáticos no cenário da moda brasileira é Alexandre Herchcovitch, conhecido por sua carreira de sucesso com constantes novas criações.

Com mais de 10 anos de carreira, Alexandre consolidou seu nome realizando diversos trabalhos juntamente com marcas internacionalmente reconhecidas, como McDonald’s, Tilibra, Lupo e Chili Beans. O estilista conta com lojas de sua marca autoral espalhadas pelo território nacional, as quais oferecem criações próprias do artista.

Aproveite e leia também nosso blog sobre a diferença entre marca e grife e seus conceitos!

2. Glória Coelho

A estilista mineira Glória Coelho conta com uma carreira repleta de marcos para o mundo da moda brasileira. A artista teve seus modelos expostos na Semana de Moda de Lisboa e na Semana de Moda de Madrid, onde apresentou a mesma coleção que havia apresentado no São Paulo Fashion Week.

Algo muito característico de sua coleção foi a presença de peles e estampas animais. Glória Coelho também já produziu uma série de coleções para algumas marcas de sucesso, como C&A, Kipling e Melissa.

3. Zuzu Angel

Zuzu Angel, ou Zuleika de Souza, é conhecida como uma das estilistas mais famosas do Brasil devido à sua carreira marcada por grandes sucessos e conquistas.

Iniciando no começo dos anos 70, o estilo de Zuzu incorporava elementos característicos da estética brasileira com uma paleta de cores que misturava tons neutros com cores vivas e texturas diferenciadas. Suas peças eram confeccionadas misturando feminilidade e delicadeza por meio de elementos característicos como fitas, renda e seda.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer alguns detalhes sobre a vida dos nomes mais emblemáticos da moda, desde os 10 estilistas mais famosos do mundo até os 3 estilistas mais famosos do Brasil.

Se você se interessa por moda e deseja continuar por dentro do assunto, leia também o texto da Ótica Diveneza sobre Emilio Pucci: descubra tudo sobre sua revolução na moda!

Conheça o Renato: o autor da Ótica Diveneza!

Olá, amigos. Sejam bem-vindos ao Blog da Ótica Diveneza! Me chamo Renato Paiva e em 1998 comecei essa jornada pelo mundo encantador do comércio de óculos. Meu propósito era e continua sendo respeitar os fundamentos da física óptica, visando sempre proporcionar a melhor qualidade visual possível para as pessoas que confiam o seu enxergar em minhas mãos e de toda minha equipe. Além da técnica, buscamos soluções em armações de grau e de sol com detalhes diferenciados, no Brasil e na Europa. A participação em feiras internacionais — como a MIDO, em Milão — projetou nossos horizontes para o mundo da moda de óculos de alto luxo, como Cartier, Montblanc, Dior e muitas outras grifes internacionais. Fizemos nossa pequena cidade, Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ganhar destaque nacional no ramo óptico — tudo graças ao trabalho em equipe! Temos orgulho de fazer parte do grupo de óticas com tradição na qualidade técnica e curadoria de produtos de luxo.

Blog da Ótica Diveneza: um lugar para quem busca informação confiável

Somos apaixonados por óculos e trabalhamos para que cada cliente descubra a riqueza de detalhes que esse acessório possui em seu rosto. A proposta deste blog, portanto, é servir de guia para quem usa óculos de grau e de sol, que deseja saber sobre lentes e como fazer a melhor escolha. Seleciono cada produto, analisando formatos, cores, tamanhos e sua origem de fabricação. Mais do que trabalhar com óculos, sou míope, não vivo sem meus óculos e sei o quanto eles são importantes em nosso dia a dia. E, como a maioria dos míopes, sou detalhista e observador. Acho que isso promove esse nível de exigência com os óculos. Minha paixão é ajustar a armação ao rosto do usuário para que, ao vestir o acessório, o encaixe seja perfeito como se fosse modelado especialmente para o cliente. Sinta-se à vontade para navegar pelo blog e conferir tudo que já abordamos em relação à moda, saúde dos olhos e até mesmo dicas de cuidado com esse acessório! Acompanhe semanalmente os conteúdos postados aqui no blog! Ele está repleto de dicas e informações relevantes e essenciais para uma visão saudável. Conheça também os últimos lançamentos em armações de grau e solares da loja virtual Ótica Diveneza!

Deixe um comentário